João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 29.13ºC
IBOVESPA 119052.94
Euro 6.2305
Dólar 6.0617
Peso 0.0058
Yuan 0.8265
Óleo de coco: 5 benefícios do alimento para a saúde e rotina
11/07/2021 / 10:30
Compartilhe:

Nutri, melhora a pele e é uma ótima opção para quem deseja seguir uma vida saudável. Estas são algumas qualidades do óleo de coco, alimento que apresenta benefícios para a saúde física e para a estética. Conhecido por quem deseja manter os cabelos hidratados e sedosos, o ingrediente também ajuda na regulação do sistema digestivo e na regulação intestinal.

“Devido ao seu alto teor de gorduras conhecida como ácidos graxos de cadeia média, o óleo extraído do fruto do coqueiro, se consumido com moderação, pode ajudar no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista Tatiana Amalfi.

“Além disso os estudos também mostram que o alimento é rico em ácido láurico que pode contribuir para elevar o nível de HDL, o chamado colesterol bom”, afirma a profissional.

Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios comprovados deste alimento:

1) Bebida de coco para quem é intolerante à lactose

Por ter origem vegetal, a bebida é uma alternativa para quem sofre dos desconfortos da intolerância à lactose ou tem alergia à proteína do leite de vaca. Além de ser uma ótima opção para os veganos e também para as pessoas que querem variar o uso do leite por outro tipo de bebida matinal ou como opção no lanche, por exemplo.

2) Dá vida aos fios

Chapinha, secador, babyliss e outros utensílios para os cabelos podem danificá-los e tirar sua vitalidade. O óleo de coco pode atuar perfeitamente nos fios danificados por tinturas, descoloração e outros procedimentos, como alisamento artificial. Com o uso deste produto, o cabelo fica mais macio e com brilho, já que o óleo atua de dentro para fora.

3) Evita prisão de ventre

O óleo de coco é um grande amigo de quem tem o intestino preso e dificuldades de ir ao banheiro. Após ser ingerido, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, o ingrediente atua na formação do bolo fecal, auxiliando na evacuação. Com o intestino regulado as dores de quem sofre com a produção de gases podem diminuir, auxiliando na melhora da prisão de ventre.

4) Aliado do pré-treino

O óleo de coco também pode ser utilizado como um pré treino importante, ou seja, antes da prática de atividades físicas. Um exemplo de como o ingrediente pode ser utilizado na dieta é o famoso “cafezinho com óleo de coco”.

“A junção da cafeína aliada ao óleo de coco rico em gorduras pode promover mais disposição para o treino, pois por se tratar de um TCM – triglicerídeo de cadeia média, pode ser utilizado mais rapidamente como fonte de energia. Para quem treina em jejum, por exemplo, pode ser uma ótima opção”, diz a nutricionista.

5) Ingrediente da dieta Low Carb

A dieta Low Carb ganhou muitos adeptos nos últimos anos. Esta forma de se alimentar consiste na ingestão mínima de carboidratos por refeição, elevando, assim, o número de calorias boas no organismo.

“O óleo de coco é um ótimo ingrediente para ser integrado à dieta Low Carb, já que não possui carboidratos e é rico em gorduras. Com isso, ele pode ajudar a manter a saciedade e diminuir a vontade de petiscar entre as refeições”, afirma a nutricionista Tatiana Amalfi.