Apesar do aumento do número de casos de Covid-19, a variante Ômicron não gerou, até então, uma sobrecarrega nos hospitais da África do Sul, onde foi identificada pela primeira vez. Na última atualização, de domingo (5), foram registrados 11 mil casos diários no país, mais do que o dobro de uma semana antes, no dia 28 de novembro, quando foram registrados 4,5 mil infectados.
Mesmo com os índices em alta, o sistema de saúde segue operando bem, segundo as informações das autoridades de saúde locais. Para especialistas, no entanto, é importante manter a cautela e seguir analisando os dados para avaliar realmente as eventuais complexidades da variante.
Enquanto isso, outros países determinaram restrições para tentar frear aumento de casos. Na França, o primeiro-ministro Juan Castex anunciou o fechamento de casas de show e boates por quatro semanas, junto à vacinação de crianças vulneráveis entre 5 e 11 anos prevista para o início de 2022. Hoje, o país registra cerca de 40 mil casos da doença. As medidas são uma alternativa para tentar frear a escalada da Covid-19 e evitar que os hospitais fiquem saturados durante o inverno local.
Época