João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 31.85ºC
IBOVESPA 127188.62
Euro 5.8409
Dólar 5.399
Peso 0.0059
Yuan 0.742
Ômicron pode aumentar chance de reinfecção pela Covid, diz OMS
29/11/2021 / 07:12
Compartilhe:

A variante ômicron do coronavírus pode reinfectar mais facilmente pessoas que já tiveram Covid-19, informou em nota a Organização Mundial da Saúde (OMS), neste domingo (28). A possibilidade é parte de uma evidência preliminar, quando se compara a ômicron com outras variantes “de preocupação”.

“As evidências preliminares sugerem que pode haver um risco maior de reinfecção com a ômicron (ou seja, pessoas que já tiveram covid-19 poderiam ser reinfectadas mais facilmente com a ômicron), em comparação com outras variantes de preocupação, mas a informação é limitada”, diz a OMS. “Mais informações sobre isto estarão disponíveis nos próximos dias e semanas”.

Segundo o médico infectologista Fernando Chagas, abandonar o uso de máscaras agora é um “risco grande”. Ele reforça a necessidade de evitar grandes aglomerações e o toque físico. “A principal preocupação tem que ser no sentido de avançar a vacinação”, orienta o especialista.

De acordo com a OMS, pesquisadores na África do Sul e em todo o mundo estão realizando estudos para compreender melhor os aspectos da ômicron e continuarão a compartilhar os resultados desses estudos à medida que estiverem disponíveis.