A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, na quinta-feira (3), o primeiro teste de diagnóstico para Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos. O teste Alinity m MPXV, da Abbott Laboratories, detecta o vírus por meio da coleta de material microbiológico em feridas.
Yukiko Nakatani, diretora-geral adjunta da OMS, afirmou que a aprovação do teste aumentará a capacidade de diagnóstico em países com surtos de Mpox, possibilitando que os infectados recebam tratamento adequado e evitando que a doença se agrave.
A OMS classificou a Mpox como emergência global em agosto, devido ao elevado número de casos em mais de 12 países e à circulação de uma nova variante do vírus. Desde janeiro, foram registrados mais de 100 mil casos e 229 mortes no mundo.
No Brasil, o último boletim do Ministério da Saúde aponta 1.230 infecções confirmadas ou prováveis, com a região Sudeste concentrando 980 casos (79,7% do total). São Paulo lidera com 643 casos (52,3%), seguido do Rio de Janeiro, com 268 (21,8%).
Com informações do SBT News ~