A 19ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio tem início no dia 1º de julho em Areia (PB). O evento acontecerá esse ano de julho a setembro, incluindo os municípios de Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova, Alagoa Grande e Borborema.
O festival visa destacar as potencialidades e os atrativos dos municípios do Brejo paraibano. A edição traz à tona as tradições artísticas e culturais da região, com destaque para o movimento Armorial, surgido na década de 70 no Brasil. Esse movimento, que valoriza as artes populares nordestinas, tem como objetivo central a criação de uma arte brasileira singular, enraizada nas tradições populares.
Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
Entre as novidades deste ano, todos os municípios integrantes da rota irão participar do festival gastronômico, proporcionando aos visitantes a experiência de degustar a culinária típica do Brejo. O festival será complementado por oficinas, cursos de sommelier de cachaças e vinhos, além de aulas shows. Além disso, a Rota das Igrejas Criativas será uma atração semanal, levando a cultura popular aos sábados durante todo o período da rota. Outro ponto de destaque deverá ser o foco no empreendedorismo feminino no campo, destacando o papel das mulheres na economia local.
A programação musical traz artistas como Flávio José, Três do Nordeste, Waldonys, Limão com Mel, Luciene Melo, Mara Pavanelly, entre outros.
Para Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o Caminhos do Frio se firma como uma referência no turismo paraibano, oferecendo uma experiência autêntica aos visitantes.
A largada da edição 2024 será dada pelo município de Areia, que abre o evento, com programações que irão acontecer no período de 1 a 7 de julho. Os participantes podem conferir as atrações especiais da cidade, como a Rota das Flores, o Circuito das Maiores Cachaçarias do Brasil, a riqueza cultural de construções históricas, dos museus e da gastronomia que a cidade oferece.
Além da programação do evento, os turistas podem visitar as igrejas seculares, as produtoras de arte e artesanato locais, o Museu Casa Pedro Américo, se deliciando com as temperaturas amenas e o friozinho das cidades do Brejo paraibano, que em julho costumam ter a temperatura média de 12 graus.
Pousada Poesia da Serra
Com cinco quartos acolhedores, cada suíte é meticulosamente equipada com ar condicionado, camas queen size e televisão, garantindo conforto e comodidade aos hóspedes. Além disso, a decoração afetiva cria uma atmosfera calorosa e convidativa.
Casa do Lago
Oferece uma experiência única de hospedagem no Brejo Paraibano. Tem apartamentos confortáveis, excelente café da manhã, serviço personalizado, piscina e é cercado de natureza por todos os lados. A observação de pássaros é um presente diário aos frequentadores.
Pousada Diamante da Serra
Fica bem na área central e oferece uma estrutura excelente, como boa internet e excelente café da manhã. Os apartamentos são completos e o serviço é bastante elogiado.
Villa Real
É um empreendimento icônico, cercado por jardins floridos e decoração contemporânea e rústica. Tem ótimo café da manhã e um restaurante com pratos exclusivos.
Hotel Fazenda Triunfo
O equilíbrio da natureza aliado ao máximo bem-estar. Uma hospedagem relaxante, que propicia conforto e amplo relaxamento. Gastronomia prima em detalhes e os turistas dão nota máxima de atendimento.
Restaurante e Cachaçaria O Barretão
Oferecendo comida caseira e tradicional do brejo paraibano, o restaurante recebe tanto a comunidade local quanto grupos previamente agendados, proporcionando uma experiência gastronômica autêntica e memorável.
Restaurante Rural Vó Maria
Às margens da PB-079, o Restaurante Rural Vó Maria é administrado por moradores da comunidade Chã de Jardim. Rústico, serve pratos tradicionais feitos com carne de bode e de sol, farinha, feijão-verde e outros. Os insumos utilizados na cozinha vêm de produtores locais.
Bambu Brasil
Fica dentro da Pousada Villa Real, tem vista maravilhosa e atendimento perfeito. É mais intimista e tem cardápio variado.
Aroma da Serra
O grande destaque é para o cardápio democrático, que oferece sabor e criatividade em sua gastronomia contemporânea e é o pioneiro na região em oferecer deliciosos pratos veganos.
Food Park Emporium 31
Tem quiosques bem-organizados e bastante coloridos e é uma experiência vibrante e única que une sabores a uma estética perfeita. Tem pratos regionais, lanches gourmet, e pratos internacionais, uma excelente opção para turistas e toda a família.
Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
Areia: 1 a 7 de julho
Pilões: 8 a 14 de julho
Matinhas: 15 a 21 de julho
Solânea: 22 a 28 de julho
Serraria: 29 de julho a 4 de agosto
Borborema: 5 a 11 de agosto
Remígio: 12 a 18 de agosto
Bananeiras: 19 a 25 de agosto
Alagoa Grande: 26 de agosto a 1 de setembro
Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro
Publicado por Matheus Melo, F5 Online*