João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 34.4ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1645
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
ONG paraibana promove ações permanentes para famílias da comunidade de Xique-Xique, no Sertão do estado
07/09/2022 / 20:30
Compartilhe:

A comunidade Xique-Xique, localizada na cidade de Monteiro (PB), é uma das beneficiadas pela ONG Milagre Sertão. Desde 2013, o projeto realiza diversas ações sustentáveis e atividades de suporte às famílias agricultoras locais, como atividades de educação continuada com oficinas diversas, distribuição de cestas básicas, roupas e brinquedos, atendimento médico-odontológico.

Com o propósito de tornar uma área da comunidade Xique-Xique em modelo de convivência com a seca, no último fim de semana, voluntários da ONG junto ao programa de extensão universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), voltaram à comunidade para dar continuidade aos projetos em andamento.

“Seguimos supervisionando as atividades desenvolvidas por essas famílias e proporcionando melhorias com inovação para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar. Xique-Xique foi a primeira comunidade adotada pelo Milagre Sertão e o nosso objetivo é ter lá um protótipo, modelo de convivência com a seca”, conta Marcele Jardim, uma das voluntárias do Milagre Sertão.

Uma das ações realizadas neste final de semana foi a inspeção técnica para a instalação de dessalinizadores. “Durante visita prévia, fizemos uma avaliação química da água do poço e foi constatado a necessidade de dessalinização para torná-la própria para o consumo. A próxima etapa é a instalação de pelo menos cinco equipamentos para atender o consumo das famílias que vivem na região. Até o fim do ano, devemos voltar ainda umas duas vezes para fazer o acompanhamento”, explica a voluntária.

Marcele conta que em Xique-Xique as ações são realizadas a longo prazo e não pontuais como em outros municípios atendidos pelo projeto. “Nas ações solidárias ou em atividades específicas, visitamos a comunidade em um final de semana de ação onde a atividade é concluída. Em Xique-Xique as ações tem caráter permanente”, detalha.

Olhando para o futuro 

Para proporcionar uma boa qualidade de vida às famílias, a ONG também realizou a oficina de Saneamento Ecológico. “A ideia é construir até outubro uma unidade na casa de uma das famílias; para servir de modelo e, através desta etapa capacitaremos os moradores para que consigam fazer a fossa ecológica em outras casas”, explica Marcele. A iniciativa começou em Serra Branca (PB) e é ministrada por um dos voluntários.

Durante a visita, adultos e crianças receberam atendimento odontológico por meio do projeto “Odonto em Campo”, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Segundo Marcele, a ideia é que a odontologia esteja mais frequente ao longo do ano. “A ONG buscará junto com a UFPB acompanhar o processo educativo e a manutenção da saúde dental com acompanhamento progressivo de todas as crianças da comunidade e também prestar assistência curativa aos adultos”, diz.

Também houve a entrega de óculos de grau com parceria com a ONG Renovatio, organização social sem fins lucrativos, que busca proporcionar saúde visual com a doação de óculos de grau para famílias que necessitam. “Com os atendimentos oftalmológicos realizados em outras ações com apoio da Prefeitura Municipal, fizemos um levantamento da necessidade do uso de óculos de grau dentro da comunidade. Por isso, em parceria com a Renovatio, fizemos nesta visita a entrega de 20 unidades”, celebra Marcele.

Como contribuir 

Quem deseja ajudar a Milagre Sertão de maneira permanente é possível ser um doador mensal, avulso ou adquirindo os produtos disponíveis na Lojinha do Milagre, que são produzidos por artesãs beneficiadas pela ONG e parceiros locais. Para quem quiser doar qualquer quantia, a chave do PIX é 17.803.943/0001-55 (CNPJ da ONG).

A ONG Milagre Sertão fica na Rua Antônio Rabelo Júnior, nº 81 Sala 01 e 02 – Miramar. Outras informações, no site milagresertao.org, no (83) 3021-9891 e no insta @milagresertao e @lojinhadomilagre .