João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 25.69ºC
IBOVESPA 134739.28
Euro 6.48508
Dólar 5.6889
Peso 0.00489076
Yuan 0.78001482
Operação apreende mais de 200 alimentos vencidos em supermercado do Altiplano
25/04/2025 / 20:11
Compartilhe:
Fiscalização encontra centenas de produtos vencidos em supermercado de João Pessoa – Fotos: Divulgação/Procon-JP

A “Operação Supermercados” da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) apreendeu 215 unidades de alimentos vencidos e sem a data de validade ou de fabricação em um supermercado no bairro do Altiplano, nesta sexta-feira (25/4). O estabelecimento, que não teve o nome divulgado, foi autuado e os produtos destruídos.

A fiscalização do Procon-JP apreendeu produtos como frutas cristalizadas, pacotes de amêndoas, de castanhas do Pará, de uva passa escura e clara, potinhos de requeijão, queijo, entre outros. A inspeção verificou, além da data de validade, o cumprimento da legislação básica que protege o consumidor.

Na quinta-feira da semana passada, um supermercado no Valentina foi autuado e teve o açougue interditado temporariamente, além de dezenas de produtos apreendidos. O açougue, que ficou interditado até que se adequasse às exigências de segurança e de saúde, cumpriu as normas exigidas e já está funcionando.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

Risco à saúde: mais de 200 alimentos impróprios são apreendidos pelo Procon-JP

O Procon-JP diz que vem intensificando a fiscalização aos estabelecimentos que comercializam alimentos, uma vez que se trata da saúde do consumidor. Segundo o secretário Junior Pires, o consumidor tem estado mais atento e procurado a secretaria para fazer denúncias sobre esse tipo de problema. “O que é muito bom porque nos ajuda a resolver essa grave irregularidade”, destacou.

O secretário pontua que um dos principais objetivos do Procon-JP é garantir a segurança e o bem-estar do consumidor. “Todos ficamos muito satisfeitos quando resolvemos os conflitos na relação de consumo porque quem sai ganhando é o consumidor. Esse é o objetivo principal do Procon-JP”, afirmou.

Penalidades

O estabelecimento autuado está sujeito às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas e, dependendo da gravidade da situação, ter as atividades suspensas temporariamente. O prazo legal para a defesa do estabelecimento é de 10 dias a partir da data do recebimento do auto de infração.