Durante as blitzen da Operação São João 2025, feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), 130 motoristas foram autuados até esta segunda-feira (16). Do total, 62 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e outros 68 por diferentes infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As fiscalizações aconteceram principalmente no Parque do Povo, nas principais avenidas de Campina Grande e no Distrito de Galante. As prisões ocorreram nos dias 1º, 8 e 13 de junho, sendo três delas na Serra da Borborema, duas em Santa Rita e uma em João Pessoa. Os motivos incluíram alcoolemia, condução sem CNH, desobediência, desacato, resistência, porte de droga e tentativa de ajudar na fuga de um condutor embriagado.
Ao todo, foram realizados 813 testes de etilômetro, que também resultaram na remoção de 19 veículos aos pátios do Detran-PB. As equipes utilizaram etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade, camas de faquir, cones e barreiras de sinalização retrátil nas abordagens.
De acordo com o coordenador de Policiamento do Detran-PB, coronel Valterlins Dutra, a fiscalização foi intensificada e interiorizada durante o período junino, com foco no combate à embriaguez ao volante.
Pela lei, dirigir sob influência de álcool gera multa de R$ 2.934,70, suspensão da CNH por um ano e, em caso de reincidência, o valor da multa dobra e pode haver cassação da habilitação.