Uma operação inédita está prestes a acontecer no Porto de Cabedelo, onde a Japungu Agroindustrial, com sede em Santa Rita, está programada para exportar 20 mil toneladas de açúcar demerara nos próximos dias. Serão dois embarques de 10 mil toneladas. O destino final desse açúcar são países da África Central, marcando um momento histórico, já que, até o momento, o Porto de Cabedelo não tinha experiência com a exportação do produto. Essa iniciativa pode abrir novas possibilidades de rota para a exportação de açúcar, desviando da rota tradicional que envolve o Porto de Recife e Suape.
Com um processo contínuo de manutenção das condições de logística a serem comprovadas, inclusive de batimetria, manobras e agilidade para novos embarques, poderão haver outros embarques futuros pelo Porto de Cabedelo.
Este marco representa não apenas uma oportunidade de expansão para a Japungu Agroindustrial, mas também uma conquista significativa para todas as empresas produtoras no estado da Paraíba no cenário de exportação de açúcar. No ano passado, as empresas do estado exportaram cerca de 13 mil toneladas do produto por outros portos. Em 2023, já houve exportação de 35.260 toneladas de açúcar produzido na Paraíba.
É importante destacar que as operações no mercado internacional exigem estritos padrões de qualidade, garantindo que o açúcar produzido na Paraíba atenda a todas as exigências e normas internacionais.
O sucesso dessa operação é respaldado pela experiência e confiabilidade do operador logístico Marlog, que possui um histórico sólido no setor, assim como a Receita Federal, a Companhia Docas da Paraíba, o OGMO (órgão gestor de mão de obra portuária), transportadores e trabalhadores envolvidos.
O Porto de Cabedelo representa uma quebra de paradigma tanto em termos logísticos quanto no contexto da expansão das atividades de exportação na Paraíba. Essa conquista vem após investimentos significativos por parte do Governo da Paraíba, que incluíram reformas nos armazéns e a dragagem do porto. Essas melhorias permitirão a chegada de navios de até 55 mil toneladas, uma vez que as obras de dragagem aprofundaram o canal de entrada do porto, tornando-o acessível a embarcações de maior porte.