João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.63ºC
IBOVESPA 135007.1
Euro 6.124
Dólar 5.5077
Peso 0.0057
Yuan 0.7767
Orquestra Sinfônica da Paraíba retoma apresentações nos bairros de João Pessoa
08/05/2023 / 10:44
Compartilhe:

A Orquestra Sinfônica da Paraíba retoma, nesta semana, o projeto “OSPB nos Bairros”, que prevê apresentações em comunidades de João Pessoa e de cidades do interior do estado, levando a música erudita e popular.

O primeiro concerto popular de 2023 será nesta quinta-feira (11), às 20h30, na Paróquia Virgem Mãe dos Pobres, no Jardim Planalto, na capital, com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea. A entrada é gratuita.

O maestro explicou que os concertos nos bairros terão este ano um repertório composto por dez músicas: “o programa escolhido para esses concertos será como uma viagem musical, em diferentes épocas e países, até chegar ao Brasil. Teremos músicas só pra cordas, músicas no estilo Armorial, trilhas de filmes, músicas internacionais para orquestra completa e músicas brasileiras e nordestinas, também para orquestra completa”.

Os moradores do Jardim Planalto e bairros vizinhos vão poder assistir a orquestra paraibana executar a suíte “Dom Quixote”, do compositor alemão Georg Philipp Telemann; “Varen (Última Primavera)”, do norueguês Edvard Grieg; a “Sinfonia nº 40”, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, e “The Stars and Stripes Forever”, do americano John Philip Sousa.

O público vai conferir também composições de quatro pernambucanos. São elas: “Asa Branca”, do Rei do Baião Luiz Gonzaga, com arranjo de Cussy de Almeida; “Espera (2º movimento da cantata natalina)”, do Maestro Duda; “Dança do Cavalo Marinho”, de Levino Ferreira, com arranjo de Guedes Peixoto, e “Mourão”, de Clóvis Pereira em parceria com o carioca Guerra Peixe. “Mourão” é considerado o hino do Movimento Armorial.

As músicas de filmes que estão no repertório dos concertos populares são “Gabriel’s Oboé”, de autoria do maestro italiano Ennio Morricone, e que faz parte da trilha sonora do filme A Missão, de 1986; e “Presepada”, dos brasileiros Sérgio Campelo e Cláudio Moura, tema do personagem João Grilo do filme O Auto da Compadecida, do ano 2000.