João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.98ºC
IBOVESPA 133362.34
Euro 6.0223
Dólar 5.4451
Peso 0.0056
Yuan 0.7758
Orquestra Sinfônica da UFPB faz concerto com obras de Corelli, Mozart, Schubert e Paganini
26/09/2024 / 17:19
Compartilhe:
Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Foto: Reprodução: André Firmino/OSUFPB

A OSUFPB – Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba apresenta, nesta sexta, 27 de setembro, concerto com obras de Corelli, Mozart, Schubert e Paganini. O evento traz como convidados o renomado violinista italiano Asessandro Borgomanero e o maestro Nilson Galvão. O início está previsto pontualmente para as 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, em João Pessoa (campus 1). A entrada é franca e por ordem de chegada.

+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Chegue cedo e garanta sua vaga

A coordenação do Laboratório de Música Aplicada da UFPB (Lamusi), que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois assim garantirá um bom assento e ainda assistirá a um comentário sobre as obras apresentadas, quinze minutos antes do concerto.

Uma vez alcançada a lotação da sala, que é de trezentas pessoas, não será permitida a entrada de mais ninguém por questão de segurança. Depois da sala cheia, com todos devidamente acomodados, a porta será fechada.

O concerto

Este concerto, que contará com a regência do maestro convidado Nilson Galvão, exalta a música de câmara europeia composta por compositores que contribuíram para o aprimoramento da sonoridade orquestral, sobretudo no que toca o violino com relação a esta formação camerística.

No repertório, obras dos austríacos Franz Schubert (1797 – 1828), Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) e dos italianos Arcangelo Corelli (1653 – 1713) e Niccolo Paganini (1782 – 1840) . Estes compositores trouxeram um novo conceito para música de câmara escrita para o violino e as obras escolhidas exaltam justamente esse traço histórico para o deleite do público, que antes da apresentação assistirá a uma explanação do violinista convidado sobre essas características exploradas neste concerto.

O renomado violinista italiano Alessandro Borgomanero é especialmente convidado para este concerto e irá executar, como solista, obras de Schubert e Mozart. Com um vasto currículo e uma trajetória coroada por concertos por vários países à frente de orquestras, o músico vem dialogar com a Osufpb, fazendo-a cumprir seu papel de formar público com concertos a partir recortes didáticos que falem da história da música regional, nacional ou universal, como é o caso deste, que promete um verdadeiro encantamento envolvendo uma formação camerística junto ao violino, com a obra de compositores consagrados universalmente.

Alessandro Borgomanero (violino)

Nascido em Roma, formou-se com o título de mestre em 1992, na Universidade de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci.

Apresentou-se como solista frente a várias orquestras pelo mundo, como as Orquestras de Câmara de Budapest, Salzburg Chamber Soloists, Philadelphia Virtuosi, London Mozart Players, Orquestra de Câmara de Berlim, Orquestra Sinfonietta Salzburg, Bachiana Filarmônica, Sinfônica de Vaasa (Finlândia), entre outras. Tocou também com a maioria das orquestras do Brasil.

Em 2002 realizou a primeira execução brasileira do Concerto nº 2 para violino de Schostakovich, em Curitiba. Em 2009 fez a estreia do concerto para violino de Jaime Zenamon com a Orquestra Sinfônica do Paraná e no ano de 2015 foi convidado para tocar a estréia mundial do Concerto para Violino, Sax e Orquestra de Helene Rasquier, no Carnegie Hall de Nova Iorque com a New York Sinfonietta.

Gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Em 2011 gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e orquestra como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

Vive em Goiânia desde 1997 onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. Em reconhecimento pelas suas realizações na área da música, recebeu em 2006, o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado de Goiás.

Nilson Galvão (maestro)

Natural de Recife/PE, Nilson Galvão iniciou, em 1988, seus estudos formais no violoncelo. Recebeu premiações nos concursos II Concurso Nacional de Cordas, bem como o prêmio revelação – 1993 e Prêmio Paraíba de Música de 1997.

É bacharel e mestre em música pela Universidade de Campbellsville – EUA, e tem também titulação em direção de orquestra pelas Universidade de Louisville. No ano de 2014 assumiu a direção artística/musical do projeto social Orquestra Criança Cidadã sediado na cidade do Recife.

Em 2007 iniciou trabalho na área da regência, recebendo orientação de importantes maestros como: Robert Gaddis, Kim Lloyd, Jorge Mester, Isaac Karabtchevsky, Sarah Ioanidis, Cláudio Cruz e Lanfranco Marcelletti.

Desde 2013 é membro do Quinteto da Paraíba, grupo instrumental que tem enorme relevância no cenário nacional tendo como principal característica a propagação da música de câmara nordestina, colaborando com importantes artistas dentre eles Xangai, Nelson Ayres, Mônica Salmaso, Zeca Baleiro, Duofel, Marcelo Jeneci, Toninho Ferragutti, Jessier Quirino, Maestro Spok, Março César, Escurinho e Totonho. 

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense.

Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas – e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.