João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 26.87ºC
IBOVESPA 124645.58
Euro 5.5362
Dólar 5.16
Peso 0.0059
Yuan 0.7126
Os 15 carros mais vendidos de todos os tempos
27/01/2023 / 15:21
Compartilhe:

Em janeiro de 1886 o primeiro carro foi lançado, o Motorwagen, com motor monocilíndrico movido a gasolina, patenteado pelo engenheiro de automóveis alemão, Karl Benz.

Desde então, houve diversos lançamentos de carros no mercado automotivo mundial. O Portal dos Carros separou os 15 mais vendidos de todos os tempos, acompanhe a leitura!

15 – Focus

O Focus nasceu em 1998 como parte do plano da marca para ter um modelo global. O primeiro deles foi o hatchback, desenvolvido pelos times na Alemanha e Reino Unido. Chegou às lojas na Europa no mesmo ano, sucedendo o Escort.

Também aposentou o Escort no Brasil, junto com o Verona, mas desembarcou só em 2000. Desde então, totaliza 16,5 milhões de unidades emplacadas ao longo das quatro gerações.

14 – Impala

Estreou em 1958, porém como a versão topo de linha Bel Air, tornando-se um modelo próprio em 1959. É considerado um dos grandes carros norte-americanos do século 20 e um dos sedãs mais famosos do país, contabilizando 16,8 milhões de unidades vendidas entre 1957 e 2020.  Afinal, quem não viu o Impala 1967 da série Supernatural?

13 – Série 3

O sedã é o modelo mais conhecido da fabricante alemã e o carro mais vendido da empresa de todos os tempos, com 16,8 milhões de emplacamentos. É tão importante que é o veículo premium mais bem sucedido da história.

Nasceu em 1975 como um sedã de duas portas, porém logo ganhou uma versão de quatro portas, além de variantes conversível, cupê, perua e hatch. Em 1986, passou a contar com a versão esportiva M3.

12 – Accord

Também conhecido como Inspire, o Accord deve seu sucesso não ao Japão, seu mercado de origem, mas sim aos Estados Unidos. Foi o primeiro carro da fabricante japonesa a ser produzido no país, alcançando a 1ª posição não só entre os carros japoneses, como também em todo o segmento.

Chegou à impressionante marca de 17,5 milhões de unidades ao longo de suas dez gerações.

11 – Polo

O Polo foi oferecido como uma opção abaixo do Golf, em 1978. No Brasil, chegou em 1996 com o Polo Classic produzido na Argentina, substituindo Voyage, Logus e Pointer, apagando os efeitos da Autolatina.

O hatch desembarcou em 2002, produzido em São Bernardo do Campo (SP), em sua quarta geração. Saiu de linha em 2014, retornando somente em 2017, quando a sexta geração começou a ser feita no Brasil. Até agora, foram mais de 18 milhões de unidades vendidas.

10 – Escort

Outro nome bem conhecido dos brasileiros, o Escort foi desenvolvido como um projeto global para Estados Unidos e Europa, compartilhando plataforma e componentes. No Brasil, chegou somente em 1983 com a terceira geração, produzida em São Bernardo do Campo (SP).

Continuou em linha até 2003, sendo substituído pelo Focus no mercado global. De 1968 a 2003, totalizou 18 milhões de unidades produzidas nas versões sedã, perua, hatch, conversível e cupê.

9 – Riva

O modelo chegou ao mercado mundial em 1979 e tornou-se tão icônico na Rússia que continuou em linha até 2012, com mais de 19 milhões de unidades produzidas ao longo dos 52 anos de história.

8 – Hilux

Nas ruas desde 1968, a picape Hilux é uma das picapes mais famosas do mundo e a caminhonete média mais vendida do segmento. A primeira a chegar ao Brasil foi a quinta geração em 1993, primeira importada do Japão, depois da Argentina, onde começou a ser produzida em 1997. Suas vendas passaram de 19 milhões de unidades.

7 – Fiesta

Posicionado abaixo do Escort, foi lançado em 1976 na Europa. Apareceu no Brasil em 1996, produzido em São Bernardo do Campo (SP) para aposentar o Escort Hobby. Mesmo que a versão nacional tenha saído de linha em 2019, continua a ser vendida na Europa.

Após 46 anos de carreira e sete gerações, o Fiesta é o segundo carro mais vendido da marca, ultrapassando as 19 milhões de unidades comercializadas.

6 – Fusca

Foi criado em 1938 quando Adolf Hitler deu uma ordem à Ferdinand Porsche para que criasse um barato e que pudesse ser produzido em larga escala. O Brasil começou a receber o Fusca em 1950, primeiro importado e, a partir de 1951, com montagem no país. O Fusca na forma mais antiga foi produzido até 1990, por conta do sucesso no México. Vendeu mais de 23 milhões de unidades.

5 – Civic

São 50 anos de produção ininterrupta desde 1972, começando com um cupê e, apenas um ano depois, como um hatch. Sua carreira no Brasil começou somente em 1992, na quinta geração, vindo importada do Japão. Iniciou a produção em Sumaré (SP) em 1997, inaugurando a fábrica da marca japonesa no país.

Logo tornou-se um dos sedãs mais vendidos do mercado automotivo brasileiro e dependendo do mercado, é vendido com carroceria sedã, hatchback e perua, sem contar as versões esportivas. Até hoje soma mais de 27,5 milhões de unidades comercializadas.

4 – Passat

Criado em 1973, o Passat é o segundo carro mais vendido da fabricante alemã. Dentre tantos tipos de carros, foi um dos mais modernos do segmento na Europa e logo chegou a outros mercados como Estados Unidos. Chegou ao Brasil rapidamente, já em 1974, sendo o primeiro carro nacional da empresa a ter um motor refrigerado a água.

São 31 milhões de unidades vendidas desde o lançamento e terá uma nova geração, porém os rumores dizem que abandonará a versão sedã.

3 – Golf

O hatchback Golf abre o “top 3”. O modelo é o mais famoso da Europa e em alguns países como Estados Unidos. Desenvolvido para substituir o Fusca, iniciou as vendas em 1974. No Brasil, só fomos conhecer o carro em 1994, quando a terceira geração chegou importada do México, na versão GTI.

Mesmo que não seja mais vendido no Brasil, o Golf segue fazendo sucesso na Europa, com 36 milhões de unidades vendidas até hoje.

2 – Série F

Na segunda posição, o F-Series ou Série F, domina o segmento de caminhonetes, acumulando 40,1 milhões de unidades vendidas quase que inteiramente nos Estados Unidos e no Canadá. Estreou em 1948, quando a montadora americana ainda retomava a produzir carros após um período fabricando jipes e aviões B-24 para o governo durante a Segunda Guerra Mundial.

1 – Corolla

A pole position é do Corolla. O modelo já passou de 50,4 milhões de unidades emplacadas desde 1966 e desde o começo foi um carro global, vendido em países como Austrália, Canadá e EUA.

No Brasil, a história do Corolla começou em 1993, quando chegou importado na mesma versão LE vendida nos EUA, até ser substituído pelo modelo europeu em 1998 por alguns meses, pois a produção em Indaiatuba (SP) foi iniciada no final daquele ano.

Desde então, é o carro mais vendido da fabricante no Brasil e, atualmente, domina o segmento de sedãs médios com 75% de participação. Recentemente, ganhou um SUV derivado na forma do Corolla Cross. Mas ao longo de suas doze gerações, o Toyota Corolla teve versões sedã, hatchback e perua, além de diversas variantes esportivas.