João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 31.82ºC
IBOVESPA 124776.77
Euro 5.5093
Dólar 5.1551
Peso 0.0059
Yuan 0.7115
Oscar da Gastronomia: Prêmio Dolmã tem areiense concorrendo a melhor chef do Brasil
16/07/2022 / 20:01
Compartilhe:

O Oscar da Gastronomia Brasileira, o Prêmio Dólmã 2022, terá três chefs paraibanos na disputa nacional, entre eles, a chef de cozinha Benigna Neta, da cidade de Areia, no Brejo paraibano.

A premiação é dividida em duas categorias: Categoria Estadual; que premia 01 Chef por estado entre os 03 Chefs concorrentes e a Categoria Nacional; que premia 01 Chef Nacional entre os 05 Chefs concorrentes. Na Paraíba, além de Benigna, também estão na disputa o chef de cozinha Edson Santos, de João Pessoa, e Elaine, de Campina Grande.

A competição passa por diversos critérios para decidir quem será o grande vencedor, como júri popular, experiência profissional e histórico de carreira. A cerimônia de premiação vai acontecer no dia 12 de agosto no Amapá.

Em conversa com o Portal F5 Online, a chef Benigna Neta falou da importância da indicação ao prêmio para sua carreira.

“Essa indicação tem um grande significado para mim,  diante da minha trajetória na gastronomia como mulher, porque  quando eu comecei a trabalhar em restaurante era muito difícil ser mulher […] a gente era colocada para fazer a salada, lavar louça ou fazer a limpeza, então eu tive que travar muitas batalhas no começo da carreira e também quando fui para os Emirados Árabes, lá, a cultura e a religião não favorecem muito a mulher”, disse.

Benigna Neta nasceu na cidade de Areia, no Brejo, onde desde 2021 comanda a cozinha do restaurante Bambu Brasil na Pousada Boutique Villa Real. Ela é chef de cozinha e profissional da área de gastronomia atuante há mais de 12 anos. Formada em gastronomia pela Faculdade HOTEC/SP, em 2014 e pós graduada em Especialização em Tecnologias e Ciências Aplicadas à Gastronomia, no SENAC/SP, em 2018, já trabalhou em alguns bares tradicionais de São Paulo que lhe renderam convites para participar de feiras gastronômicas nos Emirados Árabes Unidos.

Por três vezes participou da Gulfood e uma da Sial, representando ingredientes brasileiros. Então recebeu um convite para trabalhar em um hotel cinco estrelas em Dubai, onde trabalhou por quase dois anos.