Este domingo (20) é marcado pelo fim do verão e pela chegada do outono nos países do hemisfério sul. Em 2022 na Paraíba, a perspectiva é de chuvas isoladas e períodos alternados entre sol e chuva.
Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas no estado da Paraíba (Aesa), no Sertão, Cariri e Curimataú as chuvas são mais frequentes na estações do verão e do outono, de forma que o período mais chuvoso é entre fevereiro e maio. Já na região do Agreste, do Brejo e do Litoral paraibano, o período mais chuvoso tende a ser entre abril e julho.
“O verão termina para dar lugar ao outono, que no Hemisfério Sul ocorre entre os meses de março e junho. No estado da Paraíba, as regiões do Cariri/Curimataú, Alto Sertão e Sertão encontram-se em seu período chuvoso. No Agreste, Brejo e Litoral, tem início o período mais chuvoso nos meses de abril a julho”, diz a meteorologista.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o outono no hemisfério sul se inicia no dia 20 de março de 2022 às 12h33 e termina no dia 21 de junho às 6h14 (horário de Brasília). Trata-se de uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.
De acordo com o Inmet, neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino (imagem abaixo). Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação.
Previsão para os próximos dias