24.1 C
João Pessoa
21.9 C
Campina Grande
18.5 C
Brasília

PANDEMIA: Identificado no Brasil caso da subvariante BA.2, mais transmissível que a ômicron

A Ásia e a Europa já registram um aumento de casos de Covid provocados pela BA.2.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou, no início da noite desta sexta-feira (4), que identificou na capital fluminense um caso da subvariante da ômicron chamada BA.2.

A Ásia e a Europa já registram um aumento de casos de Covid provocados pela BA.2.

Leia Também

Autoridades de saúde do Rio não sabem se essa pessoa esteve recentemente em algum desses locais.

Cientistas suspeitam que essa subvariante seja ainda mais transmissível do que as anteriores. A secretaria afirmou que ainda não há motivo de preocupação e que continua a fazer o sequenciamento do coronavírus.

Prevenção

A Secretaria de Saúde também lembra que é importante manter as medidas de prevenção. Somente nesta sexta, 90 pessoas morreram de Covid no estado, sendo 40 na capital.

A recomendação é manter o distanciamento, fazer a higiene das mãos, tomar a vacina e usar máscaras da forma correta – ou seja, cobrindo o nariz e a boca.

O que é a BA.2?

À medida que os vírus se transformam em novas variantes, às vezes eles se dividem ou se ramificam em sub-linhagens. A variante delta, por exemplo, é composta por 200 subvariantes diferentes.

O mesmo movimento ocorreu com a ômicron, que inclui as linhagens BA.1, BA.2, BA.3 e B.1.1.529.

A BA.1 responde pela maioria dos casos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 99% do DNA viral submetido ao banco de dados global GISAID (em 25 de janeiro de 2022) foi sequenciado como essa subvariante.

Não está claro onde ela se originou, mas a BA.1 foi detectada pela primeira vez em novembro, em sequências carregadas no banco de dados das Filipinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito forró e reunir gente de...

Inscrições para o SiSU 2022.2 começam nesta terça-feira (28); Paraíba tem mais de 4,9 mil vagas

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), referente ao segundo semestre de 2022, começam às 0h desta terça-feira (28) e seguem até...

VÍDEO: Influencer morre após cair de prédio com mais de 180 metros em João Pessoa

Uma mulher morreu após cair do prédio Tour Geneve na tarde desta terça-feira (7), em João Pessoa. O caso foi registrado no bairro Altiplano. O...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#