João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 26.44ºC
IBOVESPA 139549.43
Euro 6.43087
Dólar 5.4592
Peso 0.00447265
Yuan 0.76255147
Papa Leão clama por paz e condena violência: “A guerra não resolve os problemas”
22/06/2025 / 14:28
Compartilhe:
Robert Francis Prevost, novo papa eleito – Foto: Vatican News

Em meio à escalada da violência no Oriente Médio, o Papa Leão XIV fez neste domingo (22) um apelo por paz e diálogo, durante seu pronunciamento após a oração do Angelus, no Vaticano. Diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o pontífice afirmou: “A guerra não resolve os problemas, mas os amplifica e produz feridas profundas na história dos povos, que levam gerações para cicatrizar.”

Preocupado com a situação entre Irã e Israel, o Papa disse: “Sucedem-se notícias alarmantes vindas do Oriente Médio, especialmente do Irã. Neste cenário dramático, que inclui Israel e Palestina, leva ao risco de cair no esquecimento o sofrimento quotidiano da população, especialmente em Gaza e em outros territórios, onde a urgência de um adequado apoio humanitário se torna cada vez mais urgente”, alertou.

“Hoje, mais do que nunca, a humanidade clama e invoca a paz. E um grito que exige responsabilidade e razão, e não deve ser sufocado pelo fragor das armas e por palavras retóricas que incitam ao conflito.”

O Papa também convocou os líderes mundiais à responsabilidade moral de pôr fim à guerra. “Cada membro da comunidade internacional tem uma responsabilidade moral: deter a tragédia da guerra, antes que ela se torne um precipício irreparável. Não existem onflitos ‘distantes’ quando a dignidade umana está em jogo”, afirmou.

“Que a diplomacia faça silenciar as armas! Que as Nações moldem seu futuro com obras de paz, não com violência e conflitos sangrentos”, conclui o Papa.