João Pessoa 25.26ºC
Campina Grande 20.89ºC
Patos 26.58ºC
IBOVESPA 138999.03
Euro 6.31313
Dólar 5.6674
Peso 0.00496112
Yuan 0.78750173
Papa Leão XIV defende modelo tradicional da família e condena o aborto
16/05/2025 / 16:57
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Vatican News

Em um pronunciamento realizado nesta sexta-feira (16) no Vaticano, o papa Leão XIV reiterou os princípios tradicionais da Igreja Católica sobre a estrutura familiar e o aborto. Dirigindo-se ao corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, o pontífice enfatizou que a união entre um homem e uma mulher constitui o “fundamento” da família, elemento essencial para uma sociedade harmoniosa e pacífica.

“É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, acima de tudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, declarou o Papa.

Além de destacar a importância da família tradicional, o papa Leão XIV, também reafirmou a posição da Igreja Católica contra o aborto, e abordou questões relacionadas à liberdade religiosa e ao diálogo inter-religioso, ressaltando a necessidade de respeito mútuo e compreensão entre diferentes culturas e crenças. O pontífice, ainda falou sobre a população imigrante, e defendeu a sua dignidade.

“Todos nós, ao longo de nossas vidas, podemos nos encontrar saudáveis ​​ou doentes, empregados ou desempregados, vivendo em nossa terra natal ou em um país estrangeiro, mas nossa dignidade permanece sempre inalterada. É a dignidade de uma criatura querida e amada por Deus”, disse.

A declaração do papa ocorre em um contexto internacional marcado por políticas rigorosas de imigração, especialmente nos Estados Unidos, onde o governo do presidente Donald Trump intensificou ações de detenção e deportação de imigrantes em situação irregular.