O Centro Histórico de João Pessoa ganhou um novo fôlego cultural com a chegada do Parahybolica Hub Criativo, espaço instalado em um casarão restaurado no Varadouro e já reconhecido como Ponto de Cultura.
Desde abril de 2025, o hub tem promovido formações, oficinas, feiras e exposições, impactando diretamente mais de 200 pessoas em atividades voltadas para economia criativa, inclusão social e redes colaborativas.
Idealizado pela Parahybolica Cultural e estruturado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o casarão reúne café cultural, galeria de arte, coworking criativo e salas para cursos e oficinas. Em seus primeiros meses de atuação, o espaço foi palco de eventos como o Mercado Casarão Criativo, o Curso de Produção Cultural Colaborativa, o Lab Projetos Culturais e uma série de oficinas gratuitas voltadas a públicos vulneráveis.
Além de sua programação intensa, o hub se prepara para inaugurar, em setembro, novos equipamentos culturais:
Outro destaque será a chegada do projeto Música do Gueto, também patrocinado pela PNAB/SECULT-PB, que vai movimentar o casarão entre setembro e novembro com oficinas, shows, rodas de conversa e vivências ligadas à cultura periférica.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
Para Gerson Abrantes, produtor cultural e um dos coordenadores do projeto, o espaço já se tornou um catalisador de ideias e conexões no coração da capital.
“O Parahybolica é mais do que um espaço físico. Ele nasce de uma construção coletiva e se afirma como um motor de regeneração cultural e urbana para João Pessoa. Nosso objetivo é garantir que o Centro Histórico seja vivido, ocupado e transformado pela força da arte, da economia criativa e da diversidade”, afirma.
Com a proposta de unir formação, arte e desenvolvimento local, o Parahybolica Hub Criativo quer se consolidar como um dos principais pontos da nova cena cultural paraibana, contribuindo para a ocupação sustentável do Centro Histórico e para a valorização dos artistas, coletivos e empreendedores da região.