A Paraíba mantém o ritmo acelerado e se posiciona entre os estados de melhor desempenho econômico do país. Dados do estudo BB Assessoramento Econômico, divulgados nesta sexta-feira (10), apontam que o Produto Interno Bruto (PIB) do estado deve crescer 2,7% em 2025, superando as projeções médias do Nordeste (1,8%) e do Brasil (2,2%).
Em 2024, a Paraíba já havia se destacado nacionalmente, registrando o maior crescimento do PIB do país, com 8,8%. Para este ano, a tendência de avanço continua, impulsionada principalmente pelo setor industrial, que deve crescer 3,7%, acima das médias nacional (1,7%) e regional (1,6%).
O setor de serviços, que abrange o comércio e outros segmentos, também apresenta forte desempenho, com projeção de alta de 2,7% para 2025. O volume de serviços cresceu 6% entre janeiro e julho deste ano, o segundo melhor resultado entre todos os estados brasileiros — atrás apenas do Distrito Federal (6,3%).
Na agropecuária, o crescimento projetado é de 3,7%, superior à média do Nordeste (2,3%), embora abaixo da projeção nacional (8,2%). O estado também se destaca na produção de cana-de-açúcar, com variação positiva de 0,2%, sendo um dos poucos do Nordeste a registrar alta na safra de 2025.
Segundo o secretário do Planejamento, Gilmar Martins, o estudo do Banco do Brasil reforça a força do comércio varejista paraibano, que avançou 5,7% no acumulado do ano — o terceiro melhor resultado do país, atrás apenas de Amapá (7,9%) e Santa Catarina (6,3%). Além disso, o estado segue em expansão no mercado de trabalho formal, com 8.492 novos postos de emprego em agosto.
“Os números mostram o acerto das políticas públicas e o potencial de crescimento da Paraíba”, destacou Gilmar Martins.