Cerca de 400 profissionais do esporte – entre atletas, técnicos e dirigentes – começam a invadir as areias de Tambaú, em João Pessoa, a partir desta quarta-feira (9/10), quando tem início o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.
A competição abre o calendário do Paraíba Beach Games, evento idealizado pelo governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que durante 45 dias promoverá disputas na areia e no mar das modalidades de vôlei de praia, futebol de areia, handebol de praia, águas abertas, triatlon e beach tennis, nos meses de outubro e novembro.
A solenidade de abertura do Paraíba Beach Games será às 9h, na arena montada na praia de Tambaú, próximo ao busto de Tamandaré. Na oportunidade, o governador João Azevêdo (PSB), juntamente com o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, e demais autoridades do mundo do esporte, conhecerá as instalações preparadas para abrigar o megaevento.
O projeto do Paraíba Beach Games, além das etapas do Circuito Brasileiro Aberto, Top 16, Sub-21 e Mundial Elite 16, de vôlei de praia – que serão realizadas até o dia 20 de outubro – vai abranger também a Copa Nordeste de Beach Soccer, Desafio Internacional de Beach Soccer (com a presença da seleção brasileira), Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, Paraíba Open de Beach Tênis, Campeonato Paraibano de Frescobol, Grande Torneio de Câmbio (vôlei adaptado praticado por pessoas da terceira idade), além das modalidades de águas abertas triathlon e vôlei de praia dos Jogos da Juventude, que irão até o fim de novembro.
A arena onde serão disputadas as competições contará com capacidade para quatro mil pessoas, sendo que a arquibancada comportará 3.200 pessoas.
O espaço do total do complexo é de mais de 10 mil metros quadrados, que terá, além da arena principal, espaço gourmet com comidas típicas, mostra de artesanato em parceria com o Empreender-PB, espaço kids, local para eventos musicais e culturais, além de diversos outros atrativos.
O Paraíba Beach Games é uma realização do governo do estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Associação das Federações do Estado da Paraíba (AFEP).
Segundo o governo do estado, um dos pontos fortes do Paraíba Beach Games é a oportunidade que mais de 4 mil jovens de escolas públicas terão com aulas práticas das modalidades. Com transmissão ao vivo pela internet e televisão, a estimativa é que o evento receba 100 mil pessoas no local de competição. “Só nas competições do vôlei de praia, que marcará o início do Paraíba Beach Games, serão cerca de 400 atletas, o que é um quantitativo altamente grande”, concluiu Lindolfo Pires.