O Sistema Penitenciário da Paraíba formalizou, nesta quinta-feira (27/3), um pedido ao Sistema Penitenciário de Pernambuco para a transferência do médico Fernando Cunha Lima, acusado de abusar sexualmente de crianças durante consultas médicas.
A solicitação, feita pela Gerência Executiva do Sistema Penitenciário da Paraíba (Gesipe-PB), visa cumprir a determinação da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, que reforçou urgência no recambiamento do acusado para o estado da Paraíba.
Atualmente, Fernando Cunha Lima, de 81 anos, está preso no Centro de Observação Criminológica e Triagem (COTEL), em Abreu e Lima, na região metropolitana de Recife.
A decisão foi tomada após o juiz Rodrigo Marques Silva Lima destacar que a permanência do médico em outro estado comprometeria o andamento do processo. A transferência é vista como essencial para garantir o andamento da instrução criminal e para que o médico seja apresentado à Vara de Execuções Penais da Paraíba, onde a custódia será definida.
Em nota, a Gesipe-PB afirmou que o processo agora depende dos trâmites jurídicos em Pernambuco. Somente após a autorização do Poder Judiciário pernambucano é que a Polícia Penal da Paraíba poderá efetivar o recambiamento de Fernando Cunha Lima.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp