A partir do próximo dia 17 de março, a Secretaria de Estado da Saúde vai promover uma mobilização para reforçar a vacinação contra o HPV. A ação acontecerá simultaneamente nos 223 municípios paraibanos e seguirá por três meses, até 17 de junho.
O objetivo é fortalecer a prevenção contra o vírus fazendo a busca ativa para vacinar jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam o imunizante. As cidades de João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita receberão um atenção maior porque há uma grande número de adolescentes aptos à vacinação. Na Paraíba, 78,25% das meninas de 09 a 14 anos foram vacinadas. Enquanto 63,31% dos meninos estão imunizados.
A chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara Fernandes, reforça que a vacinação contra o HPV já faz parte do calendário nacional e está disponível gratuitamente nas unidades de saúde dos 223 municípios. “A vacina contra o HPV previne complicações graves, como os cânceres de colo do útero, vulva, ânus, pênis, orofaringe e verrugas genitais. A dose é única e está acessível a todos os adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos. No entanto, muitos jovens ainda não receberam a vacina no período recomendado, o que levou ao acúmulo de não vacinados ao longo dos anos. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda essa busca ativa para imunizar adolescentes de 15 a 19 anos, garantindo que tenham essa oportunidade de proteção”, explicou.