O governo da Paraíba anunciou três editais para concessão de bolsas de graduação, mestrado e doutorado para a modalidade internacional, no âmbito do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF).
Para a graduação, estão sendo ofertadas 31 vagas, sendo 11 para a Universidade Mondragón, na Espanha, e 20 para o Centro Universitário Warwickshire College And University Centre, no Reino Unido. Já para o mestrado e doutorado sanduíche são 20 vagas, sendo 10 para cada modalidade.
Os editais estarão disponíveis nesta terça-feira (2), no site da Fapesq. Para a graduação, podem participar da seleção estudantes de Instituições de ensino superior (IES) públicas da Paraíba que aderiram ao programa Paraíba sem Fronteiras (IFPB, UFPB, UFCG e UEPB). E para a pós-graduação, além das públicas, estudantes das privadas Unipê, Facene/Famene também estão aptos a concorrerem.
Para se inscrever, o estudante deve preencher um formulário no SIGFAPESQ e apresentar um plano de estudos (modelo disponibilizado no sistema de inscrições da Fapesq).
O início das atividades no exterior está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2024 para a maioria dos cursos. A duração máxima é de um semestre acadêmico.
Para Mondragón, o candidato receberá apoio financeiro para auxílio instalação, auxílio deslocamento e outros auxílios como seguro-saúde, material didático e serviços consulares, resultando em um total de EU $ 7.800,00, mais R$ 7 mil. Estão destacadas as áreas de engenharias e tecnologia, educação, comunicação, humanidades e negócios.
Já para o Centro Universitário Warwickshire College e a University Centre, as vagas são destinadas conforme as áreas: negócios e gestão (Business and Management), redes de computadores e cibersegurança, desenvolvimento e educação nos primeiros anos, horticultura sustentável. Para Warwickshire College And University Centre, o candidato receberá mensalidade, auxílio permanência, auxílio deslocamento, auxílio Instalação, auxílio seguro-saúde, auxílio material didático em um valor total de £ 4,650.
Para as bolsas referente ao mestrado sanduíche, o período de mobilidade a ser realizado deverá ter duração máxima de 90 dias, podendo ser inferior. Para as bolsas referente ao doutorado sanduíche, o período de mobilidade deverá ter duração máxima de 180 dias, podendo ser inferior ou prorrogável por igual período. Contudo, não poderá ultrapassar o período total previsto para conclusão do curso de pós-graduação.
Os valores concedidos cobrirão despesas de manutenção do bolsista no país de destino, como mensalidade, auxílio permanência, auxílio deslocamento, auxílio Instalação e auxílio seguro-saúde.