João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 25ºC
IBOVESPA 122102.15
Euro 6.3412
Dólar 6.085
Peso 0.006
Yuan 0.8344
Paraíba inicia aplicação da quarta dose da vacina contra Covid para pessoas acima de 50 ano
04/06/2022 / 12:44
Compartilhe:

Pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde, de todas as idades, podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19 a partir deste sábado (4) na Paraíba. A decisão acontece após uma recomendação do Ministério da Saúde (MS), nessa sexta-feira (3).

De acordo com as notas técnicas emitidas pelo MS, a quarta dose da vacina deve ser aplicada quatro meses após a administração da primeira dose de reforço. Para esse momento, poderão ser utilizados imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, explica que os municípios podem iniciar a oferta imediatamente. “As localidades que tiverem vacinas de Pfizer, Janssen ou AstraZeneca já podem começar a reforçar a imunização dos trabalhares de saúde e da população acima 50 anos contra a covid-19”, esclarece.

De acordo com a secretária, “a redução da efetividade da vacina contra infecções com o avançar do tempo tem sido observada em vários estudos e, por isso, é importante buscar estratégias diferenciadas para garantir a proteção de grupos de maior vulnerabilidade ou maior exposição. Além disso, com a iminência dos festejos juninos, queremos garantir maior segurança para a população paraibana diante da expectativa de grande circulação de turistas em nosso estado”.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, lembra que as vacinas para ampliar a 4ª dose para esse público serão enviadas na próxima semana e os municípios devem solicitar o envio de doses de acordo com a demanda. “Na próxima remessa semanal, todas as 223 localidades deverão incluir no pedido de doses o quantitativo referente a essa população, considerando as doses existentes em seus estoques. Inclusive os municípios que tiverem doses já podem ofertar o reforço a esse novo grupo, estabelecendo sua própria estratégia, a partir deste sábado (4)”.

F5 Online com informações da SECOM