
A Paraíba recebeu, nesta quarta-feira (3), a primeira remessa de vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) destinadas às gestantes. O envio foi feito pelo Ministério da Saúde, e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) inicia, nesta quinta-feira (4), a distribuição das doses para as 12 Gerências Regionais de Saúde, de onde seguirão para os 223 municípios.
O estado recebeu 13.570 doses nesta primeira etapa, que serão repassadas conforme o número de gestantes de cada município. A vacinação será ofertada nas salas de imunização do SUS, seguindo a orientação técnica nacional. A Paraíba possui 50.478 gestantes e a meta é imunizar pelo menos 80% desse público.
A vacina contra o VSR foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação em 2025 e deve ser aplicada em dose única a partir da 28ª semana de gestação. O objetivo é garantir proteção indireta aos bebês por meio da transferência de anticorpos da mãe durante a gravidez, reduzindo casos graves em recém-nascidos.
O VSR é responsável por cerca de 75% das bronquiolites virais agudas e por 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Na Paraíba, até a Semana Epidemiológica 45 de 2025, foram registrados 5.199 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 812 confirmados para VSR, além de 19 óbitos relacionados ao vírus — a maioria em crianças menores de um ano.
A SES-PB informou que novos quantitativos serão divulgados à medida que novas remessas forem enviadas pelo Ministério da Saúde, permitindo o planejamento contínuo dos municípios.