O estado da Paraíba será contemplado com R$ 149,4 milhões em investimentos para a urbanização de duas comunidades, por meio do Novo PAC Seleções 2025, dentro do Programa Periferia Viva – Urbanização de Favelas. A iniciativa integra ações de 17 ministérios e tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida em áreas urbanas vulneráveis.
No total, o programa destinará R$ 4,67 bilhões para obras em 49 comunidades de 32 municípios, distribuídos por 12 estados brasileiros.
Na capital paraibana, a comunidade Aratu, em João Pessoa, receberá ações de regularização fundiária, implantação de infraestrutura, construção de equipamentos públicos e intervenções de drenagem sustentável, como biovaletas, trincheiras de infiltração e pavimentos permeáveis. O projeto também prevê melhorias na mobilidade e integração com bairros vizinhos.
Já em Cabedelo, a comunidade Jardim América, localizada às margens do rio Jaguaribe, será beneficiada com obras de qualificação urbanística, voltadas à valorização e reestruturação do território.
Segundo o Governo Federal, o Periferia Viva vai além da infraestrutura básica, articulando políticas públicas que envolvem saneamento, contenção de encostas, sistema viário, iluminação, recuperação ambiental, habitação, regularização fundiária e trabalho social, além de ações de inclusão e desenvolvimento comunitário.