A Paraíba tem mais de 28 mil crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, com o esquema vacinal contra a dengue incompleto, segundo a Secretaria de Saúde do estado.
O Núcleo Estadual de Imunizações distribuiu cerca de 120 mil doses, mas uma parte significativa ainda não completou a vacinação com a dose de reforço.
“É importante ressaltar que a vacina só concede a proteção máxima contra a dengue com o esquema completo de D1 e D2. Portanto, se já faz 90 dias que a criança ou adolescente recebeu a primeira dose, é importante comparecer a uma unidade de saúde para reforçar o esquema vacinal e garantir mais eficácia na proteção”, afirmou Márcia Fernandes, chefe do Núcleo Estadual de Imunizações.
Novas doses começaram a ser distribuídas nessa quarta-feira (8), com mais de 24 mil doses enviadas para 24 municípios com maior incidência de dengue entre 2023 e 2024.
A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, sendo necessária a aplicação de duas doses com intervalo de três meses.
Com informações do G1 Paraíba