João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 36.16ºC
IBOVESPA 127971.09
Euro 6.0938
Dólar 5.7764
Peso 0.0058
Yuan 0.7991
Paraíba tem primeiro condenado por violência política de gênero
17/06/2024 / 18:53
Compartilhe:
Justiça condena Célio Alves por violência política de gênero praticada contra a deputada estadual Camila Toscano (PSDB)

O comunicador Célio Alves (PSB), ex-candidato a deputado estadual, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por cinco votos a favor e um contra, pelo crime de violência política de gênero contra a deputada estadual Camila Toscano (PSDB). Trata-se da primeira condenação na Paraíba por violência política de gênero, finalizada nesta segunda-feira (17/6).

Além de ficar inelegível por ter sido condenado por um colegiado, a Justiça Eleitoral estabeleceu como pena uma ano e 10 meses de reclusão e 60 dias multa. 

Na ação, o Ministério Público relata que durante entrevista a um programa de rádio (que também foi compartilhada nas redes sociais com mais de 10 mil seguidores), Célio Alves disse que Camila Toscano “parece uma youtuber, uma digital influencer” e que acha que ser deputada “é mostrar a cor do cabelo, o tom da maquiagem, se a roupa está bonita ou não, distribuir sorrisos e dizer que é uma alegria estar aqui”.

Essa ação não era só minha, mas de todas as mulheres que ocupam cargos ou pensam em se candidatar. Não podemos tolerar essa prática tão danosa que afasta mulheres da política e de espaços de poder. Fico feliz com a decisão, pois sempre confiei que a Justiça Eleitoral teria um posicionamento firme. Essa condenação é pedagógica, pois vai impedir que mais pessoas cometam crime de violência política de gênero”, disse Camila Toscano.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp