A Paraíba terá o maior complexo de energia solar do país, com capacidade de geração de 1,625 gigawatt (GW) de energia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelo governador João Azevêdo e pela empresa Rio Alto, por meio de uma live no youtube. A previsão inicial de investimentos é na ordem de R$ 4,1 bilhões, com a geração de mais de 2 mil empregos na região.
O Complexo Solar Santa Luzia, operacionalizado pelo Grupo Rio Alto, ficará localizado entre os municípios de São Mamede e Santa Luzia. Quando estiver em pleno funcionamento, a estrutura terá capacidade de gerar energia limpa e renovável para cerca de 1,6 milhão de residências.
De acordo com o governo, devem ser construídas 28 usinas solares fotovoltaicas de 58MWp, em uma área de 1,7 mil hectares entre os dois municípios.
Segundo o grupo Rio Alto, serão instaladas 1,3 milhão de placas solares, 10,8 mil trackers e 3,7 mil string inverts. O início das obras está previsto para julho deste ano, com previsão de início de entrega dos parques para janeiro de 2023.
O complexo contará com inteligência artificial desenvolvida por meio de parcerias com universidades locais.
“Temos pouca água, temos muito vento, muito sol, entretanto nossa matriz energética é baseada em água. Precisamos modificar essa matriz energética e estamos conseguindo fazer isso com o que tratamos agora”, disse o governador João Azevêdo.
O Grupo Rio Alto já instalou um complexo na cidade de Coremas. De acordo com Edmond Farhat, representante da Rio Alto, com a obra de Santa Luzia e a de Coremas, todo o estado estará 100% munido de energia renovável até o ano que vem.
https://www.youtube.com/watch?v=4-6MWkBgH38