A paraibana Francilene Garcia foi eleita presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a maior entidade científica da América Latina. A posse aconteceu nesta quinta-feira (17) durante a 77ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Francilene é professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além de pesquisadora e coordenadora do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. Antes, ela ocupava o cargo de vice-presidente da entidade e agora irá substituir Renato Jaime, ex-ministro da Educação.
“Assumo esse novo desafio com muita alegria, humildade e consciência dos desafios que terei pela frente”, afirmou Francilene, destacando que a nova diretoria da SBPC mantém a maioria feminina.
Outros representantes da Paraíba também foram eleitos para cargos na entidade. O professor Cidoval Morais de Sousa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) assumirá a secretaria regional da SBPC no Estado. Já Rubens Freire Ribeiro, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atual secretário executivos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), será o novo secretário regional adjunto.