As empresárias do brejo paraibano, Maria Júlia Baracho e Luciana Balbino, são destaques no cenário internacional do turismo. Elas são finalistas do Prêmio Internacional de Jornalismo de Turismo Passaporte Aberto, que reconhece as melhores iniciativas de turismo em todo o mundo.
Maria Júlia Baracho é a fundadora do Engenho Triunfo, um local que abriu suas portas para visitação e experiências, promovendo o turismo e a economia local. Já Luciana Balbino, à frente do Restaurante Rural Vó Maria, localizado em Areia, também contribui significativamente para o setor turístico.
Na competição, a Cachaça Triunfo, um empreendimento nascido do sonho de Maria Júlia e de sua família, é finalista na categoria “Melhor Proposta Turística”. Para Maria Júlia, a conquista é resultado do esforço conjunto de toda a família, que trabalha incansavelmente para fazer desse sonho uma realidade.
Luciana Balbino, por sua vez, é finalista na categoria “Empreendedores Turísticos Comprometidos”, devido ao trabalho realizado no Restaurante Rural Vó Maria, realizado pela Associação de Moradores de Chã de Jardim, Zona Rural de Areia.
Ambas as empresárias estão empolgadas com a oportunidade de representar o Brasil e, mais especificamente, a cidade de Areia, no cenário internacional do turismo. A cerimônia de premiação acontecerá no Panamá, e Luciana Balbino e Maria Júlia Baracho já estão prontas para embarcar na viagem que promete ser inesquecível, com estadia na capital do país de 1 a 8 de setembro.
Em conversa com o Portal F5 Online, Maria Júlia ressaltou a importância da conquista, destacando o impacto positivo na cidade de Areia.
“É uma grande alegria para mim e para Luciana pelo momento que estamos vivendo, de reconhecimento. Sabemos que ganhar este prêmio é muito difícil, mas, por outro lado, já colocamos a nossa cidade de Areia na prateleira do turismo internacional. O que importa é tornar essa cidade um destino forte”, disse Maria Júlia.
Luciana Balbino disse que está surpresa e grata por tudo que está acontecendo.
“A história da Triunfo ultrapassou as barreiras da cidade de Areia. Este é um marco significativo para mim e uma oportunidade de colocar a minha cidade e a Paraíba no mapa internacional do turismo”, disse.
Vale ressaltar que as duas empresárias paraibanas são as únicas representantes do Brasil na edição deste ano do Prêmio Internacional de Jornalismo de Turismo Passaporte Aberto.
A lista de finalistas inclui nomes de diversos países, como Chile, Argentina, Panamá, República Dominicana, México e Rússia, abrangendo 12 categorias relacionadas ao turismo. O resultado será anunciado em uma cerimônia no Panamá, no dia 4 de setembro.