João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 29.35ºC
IBOVESPA 124305.57
Euro 5.6025
Dólar 5.1707
Peso 0.0058
Yuan 0.7135
Paraibano Arthur Piloto conquista bicampeonato mundial de jiu-jítsu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
04/11/2023 / 10:41
Compartilhe:

Nesta sexta (03), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o lutador de jiu-jítsu Arthur Piloto faturou Ouro, durante a 15ª edição do Abu Dhabi World Pro Jiu-Jítsu, tornando-se o primeiro e único paraibano a faturar o bicampeonato mundial na prática esportiva.

Com apenas 13 anos e pesando 66 kg, Arthur Piloto lutou, na categoria de até 78 kg, como faixa laranja, pelo segundo ano, contra o russo Selim Sholen que pesa 76 kg, ou seja, 10 kg a mais e que, mesmo com essa vantagem, o adversário não conseguiu vencer o paraibano que a cada dia tem se consagrado no mundo do jiu-jítsu.

Mais informações sobre o Abu Dhabi World Pro Jiu-Jítsu

O evento ocorre todos os anos, sempre no mês de novembro, e é um dos mais prestigiados do jiu-jítsu mundial. Neste ano, iniciou em 1º de novembro e se estende por dez dias com uma variedade de competições do infantil aos campeonatos profissionais.

De acordo com o treinador Valdênio Mendes os títulos nacionais e internacionais que vêm sendo conquistados por Arthur Piloto é fruto de muito treino e empenho, de muito amor ao esporte, mas também, de muita vontade de faturar os melhores títulos para o Estado da Paraíba e para João Pessoa, já que o esporte é um verdadeiro instrumento para quebrar barreiras, unificar culturas e promover o crescimento de uma nação, seja socialmente ou economicamente.

Outro treinador que acompanha o atleta Lúcio Charly Brown pontuou que o bicampeão mundial de jiu-jítsu Arthur Piloto permanecerá até 09, deste mês, em Abu Dhabi, onde fará intercâmbio com outras academias de jiu-jítsu. Em seguida, retornará ao Brasil, diretamente para a cidade de Curitiba, onde vai disputar o Internacional Kids do International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) que ocorrerá em 12, deste mês.

Trajetória

O paraibano Arthur Piloto é protagonista de uma bela história quando o assunto é jiu-jítsu. O atleta tem se destacado no esporte, dentro e fora do País, com diversas medalhas de ouro, colocando João Pessoa, a Paraíba e o Brasil em um cenário de destaque internacional. Com apenas 13 anos, o lutador já tem currículo de gente grande e coleciona, aproximadamente, 100 medalhas de ouro, reunindo todas as competições.

O atleta iniciou no jiu-jítsu aos oito anos de idade e, em apenas cinco anos de competição, conquistou os títulos mais importantes no cenário mundial, tornando-se um prodígio e uma referência, no cenário internacional do jiu-jítsu Kids.

Entre os principais títulos conquistados por Arthur Piloto estão o de campeão, em Las Vegas, nos Estados Unidos, em setembro deste ano, durante o Campeonato Jiu-Jítsu Con Kids International 2023, organizado pela International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF), o tricampeão, no Sul-Americano Kids de jiu-jítsu, em julho, deste ano, no Rio de Janeiro, além de bicampeão Pan Kids e o de tricampeão Brasileiro.

Já em abril, deste ano, durante o campeonato Brasileiro de jiu-jítsu, ocorrido em Barueri, São Paulo, Arthur Piloto faturou mais uma medalha de ouro e, com isso, conquistou o tricampeonato, chegando, mais uma vez, ao local mais alto do pódio, na categoria superpesado, faixa laranja.

Em março, deste ano, durante o campeonato Open Sul-Americano, na Arena de Deodoro, no Rio de Janeiro, conquistou medalha de ouro, na categoria mesma idade e mesmo peso, além do cinturão no desafio Kids, sendo o único atleta convidado a representar a Paraíba no evento.

Mais detalhes pelo endereço eletrônico no Instagram: @arthurpilotobjj