João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 36.6ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1016
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Parlamentares criticam João Campos pelo cancelamento do São João em Recife; Câmara discute assunto hoje
01/06/2022 / 07:14
Compartilhe:

A decisão do prefeito do Recife, João Campos (PSB) de cancelar as festividades juninas após a tragédia das chuvas que já vitimou mais de 100 pessoas na Região Metropolitana da cidade tem sido criticada por parlamentares do município, entre eles o vereador e pré-candidato a deputado estadual, Ivan Moraes (PSOL). Na manhã desta quarta-feira (1), uma reunião pública na Casa irá discutir mais uma vez o assunto, desta vez com a participação da Comissão Especial para o Carnaval e São João.

Ivan Moraes considera “precipitada” a atitude do gestor. Para ele, a cadeia produtiva da Cultura não pode ser mais uma vez prejudicada, já que a cidade não realiza os festejos públicos há mais de dois anos em decorrência da pandemia.

“Há um anúncio da prefeitura de se retirar os R$ 15 milhões que estavam previstos para as festas juninas, que foram suspensas, para a mitigação. Primeiro é preciso que se diga que não precisa, a prefeitura tem recursos para isso, hoje orçadas. Também é preciso que se diga que a prefeitura precisa fazer um esforço, e eu entendo que tá fazendo, de captar recursos em outras fontes, inclusive o governo federal. Não é bondade não do governo federal trazer recursos pra cá, é uma obrigação”, afirmou o parlamentar.

Ele protocolou um requerimento sugerindo que a prefeitura remaneje os R$ 15 milhões do orçamento da publicidade e envie para mitigar os danos da chuva. “Não é hora de mexer no orçamento do São João”.

“Clima pra festa hoje não tem, então naturalmente, se o São João fosse amanhã, ele precisaria de fato ser suspenso. Mas o São João não é amanhã, é daqui três, quatro semanas. Dá tempo demais pra agente aplacar imediatamente o paliativo necessário pra resolver o problema de quem perdeu tudo hoje e entre essas pessoas que perderam tudo, diversos profissionais da cultura, terem condições de fazerem suas festas, inclusive beneficentes, inclusive arrecadando donativos pra que a gente possa, não apenas garantir o direito à cultura, mas garantir também a vida das pessoas que vivem na nossa cidade”, disse o vereador.

Na reunião de hoje, a Comissão Especial da Câmara para o Carnaval e São João irá sugerir à prefeitura de Recife que dê início aos festejos juninos patrocinados pelo poder público no dia São Pedro, dia 29 de junho.