22.1 C
João Pessoa
18.9 C
Campina Grande
11.5 C
Brasília

PB registra aumento no número de casos prováveis de dengue, chikungunya e zika

As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde no novo Boletim Epidemiológico das Arboviroses

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicou, nesta segunda-feira (10), o Boletim Epidemiológico das Arboviroses nº 4 (BE), referente à 17ª Semana Epidemiológica (SE), até 1º de maio, que aponta um aumento significativo no número de casos prováveis de dengue, chigungunya e zika na Paraíba com relação à publicação anterior.

De acordo com a técnica da SES responsável pelas Arboviroses, Carla Jaciara, o boletim atual indica 1.671 casos prováveis de dengue, enquanto o anterior apresentava 974. Já para a chikungunya, o desse mês tem 1.342 casos e o BE nº 3 trouxe 961, e para a zika, a 17ª SE apresenta 104 casos prováveis, enquanto o boletim anterior apresentava 40. Ela afirma que a crescente reflete no olhar diferenciado do profissional de saúde, identificando as arboviroses.

Leia Também

“Sabemos que a Covid-19 acaba mascarando esses sinais e sintomas. A sintomatologia é bastante semelhante à das arboviroses, e acaba confundindo. A SES continua fazendo o assessoramento e o monitoramento junto aos municípios e suas respectivas Gerências Regionais de Saúde. Este trabalho está sendo realizado de forma on-line, com videoconferência, tratando sobre o manejo clínico das arboviroses”, pontua.

Carla Jaciara explica que, com relação ao mesmo período de 2020, houve redução de variação significativa para os casos prováveis de dengue. Já para os casos prováveis de chikungunya há um importante acréscimo de 436%, também comparados ao mesmo período do ano anterior. Para os casos prováveis de zika, houve um aumento significativo de 136%. Até a SE 17 de 2021, houve três registros de óbitos suspeitos por arbovirose no município de Campina Grande, Conde e João Pessoa.

A técnica destaca também que, de acordo com o Guia Epidemiológico, o vírus da dengue pode ser classificado em quatro sorotipos, sendo conhecidos como: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Ela afirma que, neste último boletim, foi possível identificar 15 casos de dengue tipo II na Paraíba.

“Quando a gente consegue coletar uma amostra em tempo oportuno, e fazer o isolamento, conseguimos identificar esses casos. Está aí a importância de estar sempre vigilante com relação ao acompanhamento e identificação para a coleta em tempo oportuno dessas amostras sejam realizadas”, observa.

O combate ao mosquito é permanente e é importante lembrar que a população precisa seguir mantendo os cuidados de sempre como eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, contribuindo para o controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya.

O boletim traz uma série de recomendações às Secretarias Municipais de Saúde, tais como: manter ativa a vigilância para notificação dos casos suspeitos; realizar coleta de material para confirmação laboratorial de casos suspeitos e para o isolamento viral, com intuito de identificar o sorotipo de dengue circulante.

Confira a íntegra do Boletim Epidemiológico 4

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

São João de Campina Grande: veja as atrações que se apresentam hoje no Parque do Povo

Felipe Araújo, Ton Oliveira, Fabrício Rodrigues e Diego Santana, estarão no palco principal do Parque do Povo na noite deste sábado em Campina Grande....

SALÁRIO: Prefeitura de João Pessoa antecipa pagamento de junho e anuncia aumento de 10 %

O prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta segunda-feira (20), o reajuste linear de 10% para todos os servidores do Município de João Pessoa (exceto àquelas...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#