João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 34.68ºC
IBOVESPA 127723.3
Euro 5.5665
Dólar 5.1298
Peso 0.0058
Yuan 0.7105
Pelé deixa raízes no Nordeste com destaque para a PB e o RN
01/01/2022 / 10:00
Compartilhe:

Dentro das quatro linhas, Pelé se consagrou como o Rei do Futebol. Ao lado disso e, fora dos campos, no entanto, surge a memória do ser humano, Edson Arantes do Nascimento. Além do gosto pelo futebol, também tinha encantamento pelo Nordeste.

Testemunhas oculares relatam que foi aqui, em João Pessoa, que o gol de número mil do Rei do futebol aconteceu. Um dia intenso e de importância incrível para o futebol paraibano.

Hoje Vila Olímpica Parahyba, Estádio Olímpico ainda hoje existe. Foto: reprodução

O ano era 1969 em um jogo comemorativo trouxe Pelé para pisar e atuar nos gramados da Capital paraibana. Foi nessa oportunidade que a Paraíba entrou na história do Rei do Futebol. Em amistoso contra o Botafogo-PB, o Atleta do Século marcou o gol de 999 de uma carreira majestosa.

O dia era 14 de novembro de 1969. O palco que recebeu Pelé foi o estádio Olímpico, hoje conhecido como Vila Olímpica Parahyba. A vinda dele e do Santos para o confronto contra o Belo, partiu, na verdade, de um convite feito pelo governo da Paraíba, àquela época. Os bicampeões da América foram os convidados mais que especiais para a entrega das faixas ao clube pessoense, que havia sido bicampeão estadual há um mês.

Muito do que se viveu ali ficou na memória dos paraibanos que contam até hoje o dia em que o Rei do futebol pisou em terras paraibanas e deixou sua marca.

Histórias que os potiguares também tem para contar. Pelé também tinha encantamento pelo Rio Grande do Norte, segundo relatos. Passou por Ponta Negra, Touros, Lagoa do Sal, Jacumã e São Miguel do Gostoso. Encontrou, ainda, na capital potiguar, lugar para um investimento próprio.

Segundo reportagem publicada pelo Portal Tribuna do Norte, Pelé visitou o estado pelo menos seis vezes. Veio enquanto jogador em 1973 e, mais de 30 anos depois, retornou para o lançamento do King’s Flat, na rua Francisco Gurgel Praia de Ponta Negra, em novembro de 2006.

Foto: arquivo pessoal

O empreendimento foi construído em um terreno cedido pelo ex-governador Cortez Pereira. Um lote que pertencia a antiga Emproturn, avaliado, na época, em Cr$ 30 mil, medindo 1.400m².


Foto: arquivo pessoal

Irlen Guimaraes Filho sócio proprietário da imperial construções Ltda, disse, em entrevista ao F5 Online que a doação aconteceu após Pelé demonstrar interesse em construir um empreendimento em Natal com vista para o mar, ainda em 73.

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

“O desejo logo se tornou realidade, pois em setembro do mesmo ano, aconteceu a doação simbólica do lote, que foi aprovada pela Assembléia Legislativa um ano depois”, disse.

O King´s Hotel foi construído três décadas depois pela construtora paraibana ‘Imperial Construções’ com cerca de 30 apartamentos, medindo 36 e 38m².

Os registros da época mostram como foi o lançamento do empreendimento que contou com a presença do Rei do futebol.

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal