O perito Mario Alexandre Gazziro, que é professor adjunto de Engenharia da Informação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pós-doutorando e pesquisador visitante na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). Foi consultado pela revista fórum e afirmou que pela sua análise técnica, o vídeo do Padre Júlio Lancellotti é falso e trata-se de uma deepfake.
A revista Fórum o perito disse: “os vários elementos apontam para uma farsa e esse vídeo, em particular, foi gerado para dificultar análises forenses” e complementou “O que realmente prova que não se trata do padre (Júlio) é a edição para inserção dos ícones do WhatsApp. Porque se fosse realmente um caso real, em que uma suposta vítima tivesse gravado a tela do próprio celular com alguma ferramenta, não teria aparecido o ícone do aplicativo como artefato de edição em destaque na análise forense. Aquilo foi editado e colocado lá”.
O vídeo com o rosto do padre informa o perito que se trata de uma “deepfake” que é algo que pode ser feito facilmente na internet para trocar o rosto de outra pessoa pelo do padre. O perito ainda não concluiu sua análise, mas, diz que todos os indícios apontam para uma farsa montada para atacar o Padre Júlio Lancellotti.