João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 29.59ºC
IBOVESPA 129036.1
Euro 6.0569
Dólar 5.7983
Peso 0.0058
Yuan 0.8009
Perito afirma que vídeo do Padre Júlio Lancellotti se masturbando para menor de idade é falso
21/01/2024 / 07:30
Compartilhe:

O perito Mario Alexandre Gazziro, que é professor adjunto de Engenharia da Informação da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pós-doutorando e pesquisador visitante na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). Foi consultado pela revista fórum e afirmou que pela sua análise técnica, o vídeo do Padre Júlio Lancellotti é falso e trata-se de uma deepfake.

A revista  Fórum o perito disse: “os vários elementos apontam para uma farsa e esse vídeo, em particular, foi gerado para dificultar análises forenses” e complementou “O que realmente prova que não se trata do padre (Júlio) é a edição para inserção dos ícones do WhatsApp. Porque se fosse realmente um caso real, em que uma suposta vítima tivesse gravado a tela do próprio celular com alguma ferramenta, não teria aparecido o ícone do aplicativo como artefato de edição em destaque na análise forense. Aquilo foi editado e colocado lá”.

O vídeo com o rosto do padre informa o perito que se trata de uma “deepfake” que é algo que pode ser feito facilmente na internet para trocar o rosto de outra pessoa pelo do padre. O perito ainda não concluiu sua análise, mas, diz que todos os indícios apontam para uma farsa montada para atacar o Padre Júlio Lancellotti.