O Banco do Brasil está em processo de estudo para lançar um novo concurso público, com a possibilidade de publicação do edital ainda este ano. A instituição enfrenta atualmente um déficit significativo em seu quadro de funcionários, com 7.825 cargos vagos, o que gera grande expectativa sobre o número de vagas que será oferecido no próximo certame.
No último concurso, cuja validade foi prorrogada até julho de 2025, foram disponibilizadas 6.525 vagas para o cargo de escriturário (agente comercial), com exigência de nível médio completo. Embora as vagas e os cargos para o próximo concurso ainda não tenham sido definidos, espera-se que o número de oportunidades seja expressivo.
Em junho deste ano, o Banco do Brasil contava com 87.130 funcionários, enquanto o seu quadro de pessoal possui capacidade para 94.955 colaboradores, confirmando o déficit atual. A instituição comunicou que está analisando as necessidades de cada região, levando em conta o orçamento disponível e o planejamento estratégico para definir a quantidade de vagas.
Em comunicado oficial, o Banco do Brasil afirmou que “estudos sobre atração, alocação e retenção de talentos são temas constantes na área de Gestão de Pessoas”, e que essas análises seguem em fase de planejamento. Existe a possibilidade de o edital ser divulgado até o fim de 2024, com provas previstas para o início de 2025.
Outro fator que pode agilizar o processo é a parceria já estabelecida com a Fundação Cesgranrio, que deve ser a banca organizadora do novo concurso, conforme contrato já vigente.
*do F5Online com informações da Folha Dirigida