A pesquisa encomendada pela Record TV e divulgada nesta terça-feira (23) pela Real Time Big Data aponta que o apoio dos presidenciáveis tem forte influência sobre a intenção de voto dos paraibanos.
No cenário em que são apresentados aos eleitores os nomes dos candidatos ao Governo Federal que apoiam os candidatos ao Governo da Paraíba, os números das pesquisas mudam exponencialmente.
Um dos maiores beneficiados com a vinculação ao candidato ao Planalto é Veneziano Vital (MDB) que, na pesquisa estimulada alcança apenas 14% das intenções de voto mas, quando associado ao nome do ex-presidente Lula (PT), cresce para 29%. Nesse cenário, Veneziano fica em primeiro lugar nas intenções de voto. Sem Lula, em segundo, empatado com outros dois candidatos.
O candidato Nilvan Ferreira (PL) também tem importante crescimento quando tem seu nome ligado ao do presidente Jair Bolsonaro (PL): sai de 15% na pesquisa estimulada para 23% com o apoio do presidente candidato à reeleição.
O candidato Ciro Gomes (PDT), no entanto, não exerce influência positiva sobre o candidato paraibano Pedro Cunha Lima (PSDB). Na pesquisa estimulada, Pedro chega em segundo, com 14%. Já com a associação ao pedetista, Cunha Lima cai para 12% das intenções de voto.
A candidatura à reeleição de João Azevêdo (PSB) se mostra independente, pois, mesmo sem apoio em nível nacional, ele alcança 25% das intenções de voto.
A pesquisa foi encomendada pela Record TV e ouviu, entre 20 e 22 de agosto, 1.500 eleitores em 62 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PB-03455/2022.