24.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
19.5 C
Brasília

Pesquisadoras da UFPB criam creme hidratante com efeito antienvelhecimento

O produto apresentou ação hidratante, evitando a perda de água transepidermal, preservando a função barreira da pele

Pesquisadoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obtiveram a patente de uma composição cosmética e dermatológica, produzida a partir da polpa de cajá, que pode ser usada como creme hidratante corporal e facial. O produto foi desenvolvido pela mestranda Letícia Marinelli Guedes, sob a orientação da Profa. Melânia Lopes Cornélio, no Laboratório de Tecnologia Cosmética, do campus I, em João Pessoa.

De acordo com a docente, o creme apresentou ação hidratante, evitando a perda de água transepidermal, preservando a função barreira da pele. Além disso, aumentou a elasticidade e firmeza, demonstrando efeito antienvelhecimento.

Leia Também

“A pesquisa trouxe inovação para a área cosmética e possível empreendedorismo para nossa região. Pela primeira vez, a polpa de cajá é aplicada em formulações cosméticas, sendo comprovados seus benefícios durante o uso na nossa pele, principalmente ao combater os efeitos do envelhecimento”, contou Melânia Lopes.

Nos dados obtidos pela análise sensorial do estudo, os voluntários relataram que o creme possui boa aparência, espalhabilidade, fragrância, firmeza e maciez ao passar na pele.

A pesquisadora destacou que a preferência dos consumidores por produtos naturais está aumentando. “As indústrias de cosméticos passaram a investir em matérias-primas de origem vegetal, utilizando como ingredientes os óleos, extratos de plantas e superfrutos da nossa biodiversidade”.

A cajazeira ou Spondias monbin L pertence à família das Anacardiaceae que, no Brasil, é encontrada principalmente nos estados do Norte e Nordeste, onde seus frutos são conhecidos como cajá, cajá verdadeiro, cajá-mirim ou taperebá.

“Embora já exista o conhecimento sobre as propriedades antioxidantes e todos os outros benefícios do fruto da cajazeira, essa matéria-prima ainda não foi abordada em estudos relacionados à sua utilização em produtos cosméticos com finalidades de cuidar da pele e melhorar sua aparência deixando-a mais jovem e radiante”, enfatizou a pesquisadora.

Por meio de equipamentos que fazem medidas de bioengenharia da pele de forma não invasiva, foi realizado um estudo de cinética de hidratação durante semanas e em intervalos de horas preestabelecidos. Tudo isso com a finalidade de comprovar a ação do fruto.

Como reconhecimento do trabalho, a pesquisa foi aceita para apresentação no Congresso Latino Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos (COLAMIQC-2021). O evento acontece de 10 a 12 de maio, de forma remota, por conta da pandemia do novo coronavírus.

A tecnologia pode ser comercializada e disponibilizada por meio da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova-UFPB). A empresa interessada pode entrar em contato pelo número (83) 3216-7558 ou pelo e-mail inova@reitoria.ufpb.br.

“Queremos buscar uma parceria no mercado para que os benefícios estudados nessa pesquisa cheguem ao consumidor”, pontuou a Profa. Melânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

7 carros que serão lançados no Brasil ainda em 2022

Mesmo com restrições causadas pela pandemia, 2021 teve lançamentos “de peso” ao longo do ano, como os SUVs Fiat Pulse, Toyota Corolla Cross, Jeep...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#