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Petrobras aprova nova estratégia comercial para definição de preços de combustíveis
16/05/2023 / 10:58
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A Petrobras anunciou nesta terça-feira que sua diretoria aprovou a nova estratégia comercial para definição de preços de gasolina e diesel comercializados por suas refinarias, em substituição à política de paridade de importação (PPI).

A nova estratégia comercial usa o custo alternativo do cliente como valor a ser priorizado na precificação, ou seja, as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos.

O valor marginal para a Petrobras também será considerado, baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia, dentre elas produção, importação e exportação dos produtos ou petróleos utilizados no refino.

“A estratégia comercial tem como premissa preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes”, afirma Petrobras.

Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural e as decisões se mantêm subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço.

A Petrobras afirma que a nova estratégia comercial permite competir de forma mais eficiente, levando em consideração a sua participação no mercado, para otimização dos seus ativos de refino, e a rentabilidade de maneira sustentável.

A companhia reiterou seu compromisso com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado e compromisso com geração de valor, afirmando que a precificação competitiva garante investimentos previstos no seu planejamento estratégico.

Com informações do Valor Econômico