João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.99ºC
IBOVESPA 127698.32
Euro 6.0938
Dólar 5.749
Peso 0.0058
Yuan 0.7949
Petrobras busca recuperar operação de refinaria na Bahia via parceria com árabes
15/02/2024 / 07:29 / Redação
Compartilhe:
Refinaria foi privatizada no ano passado e vendida aos árabes – Foto: Agência Petrobras

A parceria entre a Petrobras (PETR3; PETR4) e investidores árabes visa revitalizar as operações da Refinaria Landulpho Alves, localizada na Bahia, que foi privatizada e vendida no ano passado. O presidente da estatal, Jean Paul Prates, anunciou em sua página no X (antigo Twitter) que equipes da empresa e do fundo árabe Mubadala Investment Company estão intensificando esforços para finalizar, até o primeiro semestre deste ano, a nova estrutura societária e operacional da refinaria.

Prates explicou que essa parceria, em construção há meses, tem como objetivo reabilitar a operação da Landulpho Alves pela Petrobras, ao mesmo tempo em que busca expandir e aprimorar o negócio de biocombustíveis do grupo árabe no Brasil. Detalhes adicionais sobre o andamento do processo serão mantidos em sigilo até sua conclusão.

Essa divulgação ocorreu após uma reunião em Abu Dhabi entre Prates e o Deputy Group Chief Executive Officer da Mubadala Investment Company, Waleed Al Mokarrab Al Muhairi, que também é presidente do Conselho da Mubadala Capital. Durante o encontro, foram discutidos os investimentos do fundo no Brasil, bem como os cenários do setor de petróleo e gás, incluindo os impactos da transição energética.

Petrobras (PETR3; PETR4)

Essas negociações fazem parte do plano de parcerias estratégicas da Petrobras com empresas similares e estão alinhadas com a política governamental de se aproximar de países que complementam as atividades econômicas do Brasil. Prates expressou otimismo em relação às possibilidades futuras, destacando que o ano promete grandes conquistas para a Petrobras e o Brasil.

Em dezembro passado, a Petrobras recebeu uma proposta da Mubadala Capital para estabelecer uma parceria estratégica visando o desenvolvimento do setor de refino no Brasil, incluindo a criação de uma biorrefinaria na Bahia. A parceria busca fortalecer o mercado de combustíveis renováveis no país e considerará investimentos futuros e o desenvolvimento de novas tecnologias em conjunto com a Mubadala Capital, que controla a Refinaria de Mataripe e a Acelen Energia Renovável S.A. A Petrobras avaliará a possibilidade de adquirir participação acionária nesses ativos.

Com informações de Capitalist