A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal, realiza a partir desta terça-feira (6/8) até quinta-feira (8) uma ação itinerante com o castramóvel, em João Pessoa. A iniciativa do programa Paraíba Pet está acontecendo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cônego Francisco Gomes de Lima e visa atender a população do bairro do Geisel e localidades vizinhas.
De acordo com a chefe do Núcleo de Proteção ao Animal Doméstico, Ludmilla Santos, nesta terça-feira (6), foram feitos os hemogramas, os animais aptos nesses exames terão as castrações agendadas para a quarta-feira (7) ou quinta-feira (8). A gestora explica que são atendidos, prioritariamente, ONGs, protetores independentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, porém o serviço também é aberto para a população em geral.
“Esta é mais uma das ações que a Secretaria de Saúde e a Gerência da Causa Animal estão realizando com o castramóvel. Estamos percorrendo os bairros de João Pessoa, Campina Grande e do interior do Estado, atendendo, inicialmente, as ONGs e os tutores já cadastrados no Reg Pet, que é o sistema regulador do programa Paraíba Pet. Para ter acesso às castrações é necessário que o animal preencha alguns requisitos, como ser menor de cinco anos de idade, pesar até 20 quilos, e não ter raça definida. É importante também que o pet não esteja no cio, gestante ou amamentando”, frisou.
O cadastro para as castrações pode ser feito por meio do telefone (83) 3133-3476, disponibilizado pela Gerência Operacional da Causa Animal, em João Pessoa. As pessoas cadastradas serão comunicadas das ações itinerantes quando acontecerem em seus bairros ou locais adjacentes.
Além de João Pessoa, o castramóvel tem em seu itinerário as cidades de Campina Grande, Itabaiana, Cruz do Espírito Santo, Umbuzeiro, Guarabira, Conde, São Bento e Pirpirituba, nesta sexta-feira (9/8).
O programa Paraíba Pet tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (ofertada pelo SUS) e no tratamento de doenças.