João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.21ºC
IBOVESPA 124610.41
Euro 6.3171
Dólar 5.9889
Peso 0.0059
Yuan 0.8266
PF cumpre mandado contra crimes em licitações públicas na cidade de Sousa
13/12/2021 / 13:02
Compartilhe:

A cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, foi alvo de pelo menos um dos 15 mandados de busca e apreensão cumpridos no âmbito da operação Mercado Pacificado, deflagrada na manhã desta segunda (13) pela Polícia Federal, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pelo Ministério Público Federal (MPF).

A operação combate crimes em licitações públicas e contra a ordem econômica, praticados por empresas de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos, em sua maioria, hospitalares. Ao todo, 75 policiais federais e 57 integrantes do CADE participaram do cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, no Distrito Federal e nas cidades de São Paulo/SP, Embu das Artes/SP, Suzano/SP, Itabuna/BA, Salvador/BA, Imperatriz/MA, São Luis/MA, Sousa/PB, Recife/PE, Duque de Caxias/RJ, Caxias do Sul/RS e Cachoeirinha/RS.

Ao formarem um cartel, essas empresas evitavam guerra de preços e dividiam entre si clientes e licitações. No esquema, eram estabelecidos acordos entre concorrentes para fixação de preços, condições e vantagens em licitações públicas e privadas, divisão de mercado e de clientes por meio de Acordos de Não-Agressão, supressão de propostas e apresentação de propostas de cobertura, troca de informações comerciais e concorrencialmente sensíveis entre empresas.

De acordo com o Cade, o grupo agia no Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Há, ainda, indícios de que Rio Grande do Norte e Santa Catarina também foram afetados. Os investigados podem responder por crimes contra a ordem tributária, além de outros delitos que podem ser constatados no curso da investigação.