João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.89ºC
IBOVESPA 131290.69
Euro 6.1158
Dólar 5.4934
Peso 0.0057
Yuan 0.7789
PF cumpre mandados de prisão e buscas contra ex-executivos da Lojas Americanas
27/06/2024 / 08:50
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Americanas

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27/6), a Operação Disclosure, que cumpre mandados de prisão e de buscas e apreensões no Rio de Janeiro contra e ex-executivos da Lojas Americanas por supostos crimes contra o mercado financeiro e organização criminosa.

Ao todo, são 14 investigados, entre os quais o ex-CEO da varejista, Miguel Gutierrez, e a ex-diretora Anna Christina Ramos Saicali, que são alvos de mandado de prisão e estão fora do país. O grupo investigado é responsável pela maior fraude da história do mercado financeiro do Brasil, estimada em cerca de 25,3 bilhões de reais.

Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e decorreram de uma investigação conjunta entre a PF, o Ministério Público Federal (MPF) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ao todo, 80 policiais federais participam da operação.

Segundo a decisão judicial que autorizou a operação policial, a PF atribui aos investigados “manobras fraudulentas” destinadas a alterar “os resultados reais da empresa, com o objetivo de receber vantagens indevidas com o pagamento de bônus por metas atingidas, e elevar de forma ilícita a cotação das ações das Americanas, pois, assim, gerariam ganhos financeiros não justificados, visto que alguns dos investigados tinham participação acionária nas empresas”.

De acordo com investigadores, as manobras “causaram grande prejuízo para os demais acionistas, principalmente aos minoritários, que, em razão da falsa saúde financeira das empresas, operavam transações acionárias com preços inflacionados”. Os crimes investigados são os de manipulação de mercado e uso de informação privilegiada.

F5online com informações do Metrópoles