
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (11) a 4ª fase da Operação Última Milha. A operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa voltada ao monitoramento ilegal de autoridades públicas e à produção de notícias falsas, utilizando-se de sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Os investigadores estão cumprindo cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações ocorrem em Brasília, Curitiba, Juiz de Fora, Salvador e São Paulo.
Entre os investigados estão influenciadores digitais vinculados ao ‘gabinete do ódio’ do governo Bolsonaro, um policial federal e um policial militar que trabalhavam diretamente para o ex-chefe da Abin, Alexandre Ramagem.
Os crimes investigados incluem organização criminosa, tentativa de subversão do Estado Democrático de Direito, interceptação clandestina de comunicações e invasão de dispositivo informático alheio.