João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 36.8ºC
IBOVESPA 131065.44
Euro 6.1572
Dólar 5.5098
Peso 0.0057
Yuan 0.7814
PF cumpre mandados em operação que investiga esquema de fraude processual na Paraíba
04/04/2023 / 09:21
Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (4) a operação “Fantasia”, em que foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo quatro na cidade de João Pessoa e um em Patos, na Paraíba.

Em João Pessoa, os mandados foram cumpridos nos bairros de Manaíra, Portal do Sol e Jaguaribe. Já em Patos, no bairro Brasília.

Segundo a PF, a operação Fantasia tem como objetivo combater esquema de fraude processual. Ela é um desdobramento da operação Mercador, deflagrada em 14 de outubro de 2022 em em João Pessoa, São José do Sabugi e Teixeira, para apurar possíveis crimes de corrupção eleitoral e lavagem de dinheiro. O objetivo era apurar provas que explicassem o valor de R$ 173.600 em espécie apreendido junto com material de campanha na véspera do primeiro turno das eleições. O valor foi identificado durante uma abordagem da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, após a colisão de um veículo com uma motocicleta no Sertão do estado.

Após a operação Mercador, também foram deflagradas como desdobramentos as operações “Talir” e “Transporte Limpo”.

De acordo com a PF, os crimes investigados na operação Fantasia, deflagrada hoje, são os previstos nos artigos 299 e 347 do Código Penal, cujas penas somadas podem chegar até oito anos de reclusão e multa.

Ainda de acordo com a PF, registra o g1 PB, a fraude processual investigada na operação Fantasia envolve uma empresa (sem nome divulgado pela PF), situada no bairro 13 de Maio, em João Pessoa, que teria usado fundamentação ideologicamente falsa de pedido de restituição dos valores que foram apreendidos no inquérito relativo à operação Mercador.