A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21/11) a 20ª fase da operação “Lesa Pátria”, com o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados.
Ao todo, são cumpridas medidas em relação a dez investigados: duas prisões preventivas e dez mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal. As medidas estão sendo cumpridas nas cidades de João Pessoa, Cabedelo e Bayeux, na Paraíba, além de Mirassol do Oeste e Cáceres, em Mato Grosso.
Na capital paraibana, os policias cumprem mandado de busca e apreensão em um apartamento no bairro Cabo Branco. O endereço é da advogada paraibana Edith Christina Medeiros Freire, 56 anos, que chegou a ser presa pela Polícia Federal nos atos golpistas.
De acordo com a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.