A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18.04) a operação “Select”, que cumpriu seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Campina Grande e Assunção, na Paraíba, e São Paulo/SP, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal.
A operação, que acontece em conjunto com o Ministério Público Federal, tem como objetivo apreender evidências de organização criminosa voltada para prática de crimes contra o sistema financeiro e contra o mercado de capitais, em tese cometidos por sócios e colaboradores da Braiscompany, empresa especializada em criptoativos.
A operação Select é um desdobramento da operação Halving, deflagrada em fevereiro para investigar as movimentações financeiras de sócios ligados à Braiscompany.
De acordo com a PF, nos últimos quatro anos foram movimentados valores equivalentes a aproximadamente 1,5 bilhão de reais em criptoativos, em contas vinculadas aos suspeitos e donos da empresa, o casal Antonio Inacio da Silva Neto (conhecido como Antonio Neto Ais) e Fabricia Farias Campos (conhecida como Fabricia Ais). Ambos seguem foragidos.
Os investigados poderão responder por crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro, entre outros. O nome da operação – Select – é uma alusão a denominação do grupo de gerentes que mais captavam recursos para a empresa entre as vítimas do esquema investigado.