João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
PF deflagra operação contra fraudes no Seguro Defeso na Paraíba
09/10/2024 / 08:29
Compartilhe:
(Foto: Divulgação/ Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (9), a “Operação Pescador de Ilusão”, que tem o objetivo de apurar fraudes contra a Previdência Social. 

A ação é realizada em conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Previdência e Trabalho.

O objetivo da operação é coletar provas de irregularidades relacionadas ao recebimento indevido do Seguro Defeso. Durante a operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal de João Pessoa. 

As investigações indicam que pessoas cadastradas na Colônia de Pescadores Z22, que não atuam profissionalmente na pesca, estariam recebendo o benefício destinado a pescadores artesanais no período de defeso, quando a pesca é proibida para preservação das espécies.

As investigações seguem para identificar os envolvidos nas fraudes e estimar o prejuízo aos cofres públicos. O Seguro Defeso é um benefício previsto em lei para garantir a subsistência de pescadores artesanais durante o período em que a pesca é suspensa.