João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 27.91ºC
IBOVESPA 141368.93
Euro 6.37755
Dólar 5.4205
Peso 0.00436664
Yuan 0.75474885
PF encontra sangue e justiça determina prisão de suspeito pelo desaparecimento de jornalista e indigenista
10/06/2022 / 08:55
Compartilhe:

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) decretou na noite desta quinta-feira (9) a prisão por 30 dias de Amarildo da Costa de Oliveira, de 41 anos. “Pelado”, como é conhecido, está detido em flagrante desde terça-feira (7), por porte ilegal de armas, e é suspeita de envolvimento no desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo.

A decisão atende pedido da Polícia Federal do Amazonas, que encontrou vestígios de sangue na embarcação do suspeito. O material genético foi enviado para perícia. Uma testemunha também o colocou no centro das suspeitas pelo desaparecimento.

Indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips – TV Globo/Reprodução

Phillips, que é colaborador do jornal britânico The Guardian, e Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), foram vistos pela última vez na manhã de domingo (5), na região da reserva indígena do Vale do Javari. Eles se deslocavam da comunidade ribeirinha de São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte (AM), quando sumiram sem deixar vestígios.

O indigenista já havia denunciado que estaria sofrendo ameaças na região, informação confirmada pela PF, que abriu procedimento investigativo sobre essa denúncia. Bruno Pereira estava atuando como colaborador da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), uma entidade mantida pelos próprios indígenas da região.

Após os 30 dias, a prisão temporária poderá ser renovada ou convertida em preventiva, que não tem prazo determinado. A manutenção da medida depende das eventuais provas reunidas pelos investigadores.

F5 Online com informações da Agência Brasil